DGERT   APCER
Relações de compromisso

Portugal Atlântico


I congresso - logo

“Portugal Atlântico”, visa a criação de um espaço de debate sobre a capacidade Nacional para estabelecer mecanismos de diferenciação sustentável que assegurem a prossecução de uma visão geoestratégica para Portugal, com os pés assentes na Europa mas com os braços virados para o espaço Atlântico.

A metáfora do “Portugal Atlântico” centra-se no potencial de criação de riqueza que existe como consequência da melhoria dos sistemas de formação de capital intelectual nacionais e na necessidade de colocar este potencial ao serviço de estratégias de criação de valor centradas num esforço de internacionalização para as chamadas economias emergentes.

A dificuldade endógena que advém da particularidade de a nossa economia não possuir, na maioria dos casos, a escala económica viabilizar um esforço de I&D disruptivo, faz com que a maioria das empresas sejam obrigadas a adoptar estratégias de ciclo rápido que impedem a maturidade dos sistemas de capital intelectual e consequentemente da produtividade do mesmo.

Um IDEAL DE NAÇÃO INSPIRADOR permite integrar esforços de Competitive Intelligence e melhorar a informação disponível aos decisores, potenciando assim a adopção de politicas de médio prazo conducentes ao desenvolvimento da capacidade necessária à prossecução dos objectivos estabelecidos. Um ideal inspirador permite a concertação de esforços e a aferição das tácticas que maximizem o sucesso das estratégias das empresas que são quem em última instância deve ocupar o espaço competitivo que se pretende ocupar.

O autor partilha a sua experiência no contexto do desenvolvimento de Sistemas de Capital Intelectual e Sistemas tecnológicos ao serviço de uma estratégia de internacionalização, centrada em Angola, Moçambique e Brasil. Viabilizar e consolidar este e muitos outros esforços de internacionalização deveria ser um desígnio nacional conducente à afirmação do espaço geoestratégico que deveremos ambicionar ocupar no mundo.

por Eng. Luís Nobre, CEO da Sinfic

Eng. Luís Nobre

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques