DGERT   APCER
Relações de compromisso

Terceira edição do Prémio Superbrands acontece em 2013


O Centro de Estudos, Inquéritos e Sondagens da Sinfic, foi selecionado pela Superbrands para elaborar o estudo que vai distinguir as marcas angolanas...

Luanda – A Superbrands, organização internacional vocacionada à avaliação de marcas, vai distinguir pela terceira vez, em 2013, as marcas angolanas dos diversos ramos de actividade que mais se destacarem ao longo deste ano, numa gala a ter lugar em Luanda, no mês de Abril.

A informação foi hoje, quarta-feira, avançada à imprensa pelo representante da Superbrands em Angola, Pedro Diogo Vaz, em cerimónia de lançamento do referido prémio. Na ocasião, o responsável informou que a principal novidade será a liberdade dos consumidores escolherem as melhores marcas.

Sublinhou que a selecção das “Marcas de Excelência” em Angola se baseia numa metodologia consagrada internacionalmente, cingida em dois valores de avaliação: o Conselho Superbrands (um painel composto por especialista e responsáveis de marcas) e um estudo do consumidor representativo da população nacional.

“Esta metodologia permite ter uma visão mais alargada e fidedigna no domínio da avaliação das marcas, pelo que apenas poderão participar no projecto as marcas que venham a ser distinguidas no âmbito deste estudo” – enfatizou, acrescentando que as marcas que aderirem à Superbrands passam a fazer parte de um clube mundial restrito.

Segundo ainda Pedro Vaz, tais marcas terão acesso a uma série de privilégios exclusivos, entre os quais a possibilidade de utilizar a marca e selo “Superbrands - Marca de Excelência em Angola” e a inclusão do estudo de caso da marca no livro Superbrands Angola 2013.

A auscultação ao consumidor, prosseguiu o representante da organização no país, será uma das grandes novidades da presente edição, envolvendo um trabalho de campo com os consumidores, em que se procurará aferir de forma espontânea as marcas que os consumidores angolanos consideram relevantes.

“Este estudo será desenvolvido pelo Centro de Estudos, Inquéritos e Sondagens da Sinfic, a partir da última semana do corrente mês de Outubro”, disse o responsável, precisando que o Conselho Superbrands (júri principal do prémio) para a edição 2013 vai ser composto por 16 membros, representantes de empresas de diversos sectores.

Para a eleição da melhor marca a operar no mercado angolano, os integrantes do referido conselho deverão ter em atenção critérios como Familiaridade, Relevância, Satisfação, Lealdade e Compromisso. O objectivo é identificar as marcas que se destacam nos mercados em que actuam e promover as de excelência.

Fundada há 17 anos, a Superbrands está presente em 89 países, incluindo Angola, onde opera desde 2009. Em Outubro de 2010 distinguiu pela primeira vez marcas nacionais. Este ano impôs um interregno, por decidir alterar a data da realização da Gala de Premiação para o mês de Abril, a partir do próximo ano.

Fonte: ANGOP

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques