DGERT   APCER
Relações de compromisso

Eye Peak Imobilizado na Gestão do Vasto Património da Fundação Inatel


A Fundação Inatel tem uma história de mais de 75 anos e as suas atividades incluem o desporto amador, cultura, turismo, hotelaria e restauração. Atualmente a Fundação conta com 18 equipamentos hoteleiros espalhados pelo país, incluindo as regiões autónomas, quatro parques de campismo, dois parques desportivos, vários polidesportivos, o Teatro da Trindade e agências de representação em todos os distritos.

Na vertente dos associados, conta cerca de 200 mil associados individuais e cerca de quatro mil coletivos. Emprega mais de 800 pessoas permanentemente, às quais se juntam cerca de duas centenas na época alta.

Depois desta breve introdução, facilmente se depreende que a Fundação Inatel tem um vasto património (móvel e imóvel), espalhado por vários locais do país, que é necessário gerir. É neste contexto que entra a solução Eye Peak Imobilizado, fornecida pela unidade de negócio Soluções de Mobilidade da Sinfic, e que está a ser utilizada há cerca de um ano. A solução Eye Peak Imobilizado funciona de forma integrada no ERP SAP utilizado pela Fundação Inatel.

Antes da implementação da Eye Peak Imobilizado o inventário era feito de forma manual. O problema da conferência manual tem a ver sobretudo com a morosidade de todo o processo. Além disso, os itens costumavam ser verificados por lotes e os erros de conferência são mais comuns.

Com a solução Eye Peak Imobilizado, os itens do inventário passaram a ser considerados e verificados individualmente e de forma automática com a ajuda de um leitor portátil de códigos de barras. A solução está atualmente a servir o Inatel em todo o país e a conferência é feita de forma centralizada. Ou seja, existem pessoas que percorrem as várias instalações do Inatel para efetuarem o inventário.

Em termos concretos, todos os bens têm um código de barras e o funcionário confere esse código automaticamente através da leitura do mesmo com a ajuda de um terminal portátil. Essa informação é então armazenada no terminal portátil e depois descarregada para a base de dados central.

Os relatórios da informação discriminam cinco listas de itens: os inventariados, os que estão fora do local (inventariados num local, mas que estavam registados noutro), os que estão em falta (que falta inventariar), os não existentes (bens inventariados mas que não estão registados na base de dados central) e o inventário fechado.

O inventário de imobilizado com recurso à utilização de terminais portáteis pretende dotar a área financeira com uma ferramenta de recolha de dados portátil, equipada com leitor de código de barras, para proceder à recolha de bens do imobilizado etiquetados com código de barras e registados na base de dados.

A escolha da Sinfic para fornecer a solução surgiu naturalmente na sequência de uma relação de parceria que já existe há vários anos entre as duas entidades em várias áreas.
Entre as principais vantagens do Eye Peak Imobilizado podemos referir as seguintes:

  • Minimiza o tempo de recolha de dados;
  • Integração automática dos dados recolhidos na base de dados central;
  • Comodidade na realização do inventário;
  • Inventário individualizado de cada item (e não em lotes);
  • Redução significativa de erros de inventário.

Fonte: Logismarket

 

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques