2012-06-26 18:06:00.0
A SINFIC patrocinou a realização da 4ª da edição da Feira do Inventor e Criador Angolano e através da Unidade de Negócio de Soluções Gráficas e de Orçamentação atribuiu ao 1º classificado o prémio de um Curso de AutoCAD 2 Dimensões e 3 Dimensões (Software de Desenho Assistido por Computador, da marca Autodesk.
Sobre este evento, a ANGOP, Agência AngolaPress escreve:
O especialista Barros Licença, foi apresentado hoje sábado, à margem da 4ª da edição da Feira do Inventor e Criador Angolano, que decorre de 23 a 26 deste mês, em Luanda, como presidente do júri do evento.
Segundo a ministra Cândida Teixeira, que fez este pronunciamento hoje, na Feira do Inventor e Criador Angolano, o corpo de jurado independente de reconhecido mérito para avaliar os trabalhos que concorrerão às diferentes categorias dos prémios.
Os três primeiros classificados participarão na Feira de Ideias - Inovações e Novos Produtos, que decorre de 1 a 4 de Novembro do corrente ano, em Nuremberg, na Alemanha.
O regulamento da 4ª edição desta feira, tem como finalidade disseminar as acções e reconhecer trabalhos desenvolvidos por inventores angolanos, do Ministério do Ensino Superior, Ciência e tecnologia, através da Direcção Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
A selecção de participantes e feita por uma comissão de peritos de apoio ao júri, que avaliará os objectivos da feira, tendo em consideração, a inovação, ineditismo, criatividade e clareza das informações.
Nesta edição serão seleccionados o inventor e criador angolano, cujos trabalhos se relacionem com ciências e tecnologias, cuja avaliação consistirá na análise do projecto escrito a funcionalidade da obra, obedecendo os seguintes critérios; criatividade, inovação, método científico, desenvolvimento do trabalho, demonstração, clareza, objectividade, montagem final e resultado e aplicabilidade no sector produtivo.
O corpo do jurado da 4ª edição é composto por Barros Licença, presidente, José de Oliveira, Mário Freitas, Victor Borges, Jone Heitor Sebastião, Flávio Alves, Pinto Baptista, representante do CINFOCTEC e da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).
O júri terá a competência de avaliar, seleccionar, decidir, premiar, os melhores trabalhos e anunciar a classificação dos resultados, os três primeiros receberão 86, 60 e 40 mil kwanzas respectivamente.
Integram ainda o corpo de jurado, uma Comissão de Peritos de Apoio ao júri, constituída por sete elementos provenientes do Instituto Angolano Propriedade Angolano (IAPI), da UAN, faculdade de Engenharia, Ciências e Medicina, e Universidade Metodista de Angola (UMA), Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) e Sistema de Informação, Industriais e Consultoria (SINFIC).
Para esta 4ª edição, podem participar alunos, professores, técnicos, criadores, inovadores e inventores autónomos actores que fazem parte do
Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, (SNCTI), desde que se inscrevem de acordo com os critérios estabelecido no regulamento.
A Feira do Inventor e Criador Angolano é uma actividades técnico-cultural, realizada com a participação de inventores como forma de proporcionar-lhes a possibilidade de demonstrarem publicamente os trabalhos planeados por eles, com base na sua capacidade técnica, originalidade, criatividade, raciocínio lógico e a evolução de seus conhecimentos no campo técnico e científico.
Fotografia do momento da entrega de prémio ao primeiro classificado atribuído pela SINFIC.