DGERT   APCER
Relações de compromisso

Trinta brigadas de registo funcionam completamente até 31 do corrente

2012-02-02 09:56:00.0


Menongue – Trinta brigadas, perfazendo um total de 158 brigadistas, estarão a funcionar na totalidade nos nove municípios do Kuando Kubango até ao dia 31 do corrente, no quadro do processo de registo e actualização eleitoral, revelou hoje, quinta-feira, o director provincial dos registos, Augusto Direito Tchilunda.

De acordo com o responsável, destas brigadas oito já se encontram a trabalhar com normalidade no município de Menongue, ultrapassados que estão os problemas que estiveram, logo no início do processo, a 5 de Janeiro.

Superada esta problemática, garantiu Augusto Tchilunda, os cidadãos de Menongue que desejam proceder ao registo e actualização dos seus cartões eleitorais, agora não encontrarão impasses para o efeito nas brigadas registadoras onde possam se dirigir.

O director deu a conhecer que nesta altura a sua instituição está engajada na mobilização das brigadas registadoras para os municípios do interior, superados que estão os problemas relativos à logística e de zebras, faltando apenas uma aeronave que procederá ao transporte dos brigadistas e dos meios técnicos, entre outros.

Para os municípios do Kuchi e Kuito Kuanavale, mais próximos de Menongue e com condições rodoviárias aceitáveis, esta transportação está sendo já efectiva, através de algumas viaturas disponíveis pela instituição encarregue para o processo de registo e actualização eleitoral.
 
De acordo com o director, a presença atempada dos brigadistas, meios técnicos e logísticos em todos os municípios daquela região do sudeste do país, segunda maior territorialmente, é de permitir que se aproveite os meses de Fevereiro e Março cadastrar os cidadãos que ainda não procederam ao registo e actualização dos seus cartões.

Informou que dos novos equipamentos recebidos recentemente cinco zebras estão em Menongue, capital do Kuando Kubango, com oito brigadas com mais de 200 mil habitantes, e uma outra na empresa SINFIC, para facilitar a superação de qualquer que possa apresentar avaria na impressão dos cartões, ao longo do processo.

Augusto Tchilunda referiu que, superada a questão das zebras, gostaria que houvesse mais sensibilização e mobilização por parte da sociedade civil, no sentido de permitir que haja afluência dos cidadãos nas brigadas distribuídas para efectuarem o registo e a actualização, aproveitando disponível.

“Não só a sociedade civil, mas também o engajamento dos quadros e membros do governo provincial no sentido de sensibilizarem e mobilizarem a população sobre a importância do registo, quando se deslocarem para o interior do Kuando Kubango, em missão de serviço, por um trabalho de todos”, acrescentou o responsável.

Na província do Kuando Kubango estão previstos para o registo 74 mil eleitores, mais seis mil novos eleitores, até ao dia 15 de Abril.


Fonte: ANGOP, Agência Angola Press

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques