Luanda – Um grupo de jornalistas de diversos órgãos de comunicação visitou hoje, terça-feira, em Luanda, o Gabinete de Processamento de Dados dos Eleitores, uma instituição de carácter público tutelada pelo Ministério da Administração do Território (MAT).
Encabeçado pelo director nacional da Comunicação Social, José Luís de Matos, o grupo percorreu os compartimentos que compõem as instalações, com realce para a sala onde são efectuadas as comparações biométricas, como as impressões digitais e as imagens para o apuramento do duplo registo.
Acompanhados pelo vice-ministro da Administração do Território para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, os profissionais da comunicação social inteiraram-se igualmente do grau de fiabilidade e da eficácia do sistema informático e dos equipamentos que dão suporte ao armazenamento e conservação dos dados.
As informações técnicas relacionadas com o funcionamento das salas de processamento e de armazenamento de dados foram prestadas pelo gestor do sistema, o engenheiro Eduardo Guimarães, da empresa Sinfic, que também respondeu as perguntas feitas pelos jornalistas.
Depois de percorrerem as instalações, reuniram-se com o vice-ministro Adão de Almeida, que fez uma retrospectiva do processo de registo e actualização eleitoral em curso no país, ao mesmo tempo que retorquiu as questões de fórum político e administrativo que lhe foram colocadas.
No final, o director nacional da Comunicação Social, Luís de Matos, agradeceu ao MAT pelo convite formulado, ao mesmo tempo que solicitou a visita de um próximo grupo de profissionais da comunicação social, tendo em conta a importância do conhecimento do sistema informático que suporta a base de dados eleitorais.
O ciclo de visitas ao gabinete iniciou na semana passada com três grupos de representantes de partidos políticos legalizados, que se manifestaram impressionados com o nível de organização e eficácia do sistema informático instalado no edifício, que emprega 20 funcionários.
Fonte: Agência AngolaPress