2011-12-09 10:41:00.0
Representantes de 14 partidos políticos, com e sem assento parlamentar, reconheceram hoje, quarta-feira, em Luanda, a fiabilidade do sistema informático que sustenta a base de dados dos eleitores, considerando que o mesmo garante segurança e transparência do processo eleitoral.
Este reconhecimento foi expresso pela maioria dos presentes ao encontro mantido com o vice-ministro da Administração do Território para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, depois de terem visitado as instalações do Gabinete de Processamento dos Dados Eleitorais.
“Saio daqui bem impressionado porque o sistema representa a transparência e dá toda confiança no processo eleitoral em si”, considerou o secretário-geral da Aliança Nacional Independente de Angola (Ania), José Fernandes Fula, em declarações à Angop.
O mesmo sentimento foi expresso pelo representante do MPLA, António da Cruz Matias Sebastião, que sugeriu o reforço da segurança no perímetro do Gabinete, tendo em conta a sua importância do ponto de vista político.
Por sua vez, o representante da Unita, Daniel Domingos Maluca, afirmou que foi importante ter visitado as instalações que albergam o aparato de equipamentos que dão suporte os dados dos eleitores.
Porém, embora reconheça a sua eficiência, defendeu a necessidade de uma auditoria, por parte de profissionais de informática, antes das eleições de 2012, para aferir a fiabilidade do sistema.
O secretário nacional da FNLA para os Assuntos Parlamentares, José Manuel da Graça, confessou que a visita foi bastante útil, porque lhe permitiu verificar o equipamento e a forma como é feita a interligação entre as brigadas de registo eleitoral a base central de dados.
Já o representante da Nova Democracia, Angelino Tchipilica Segunda, disse que o sistema é aceitável. “Encontramos aqui algumas dúvidas, mas foram bem esclarecidas”, sublinhou.
Durante a visita, guiada pelo vice-ministro Adão de Almeida, os políticos percorreram os compartimentos onde estão instaladas as diferentes áreas de apoio técnico e administrativo, tendo prestado particular interesse as salas de Processamento e de Armazenamento de Dados, respectivamente.
As informações técnicas foram prestadas pelo gestor do sistema, engenheiro Eduardo Guimarães, da empresa Sinfic.
O ciclo de visitas ao gabinete, adstrito ao Ministério da Administração do Território, prossegue quinta e sexta-feira, com mais dois grupos de 20 partidos políticos cada, devendo culminar na próxima segunda-feira, 12, com profissinais da comunicação social, sedeados na capital do país.
Fonte: ANGOP - Agência AngolaPress