DGERT   APCER
Relações de compromisso

Registados 30 porcento dos 817 mil eleitores previstos


Chongoroi - O director provincial dos Registos em Benguela, Tuca Manuel, afirmou hoje, que foram registados na província de Benguela apenas 30 porcento de cidadãos dos 817 mil previstos na globalidade, desde o início do processo a 31 de Julho do ano em curso.
 
Segundo o responsével que falava a margem da quarta reunião ordinária do governo que se realizou no município do Chongoroi, 150 quilómetros da sede provincial, a previsão para província de Benguela é de registar mais de 817 mil eleitores, dos quais 28 mil novos eleitores.
 
Avançou que, os 30 porcentos de eleitores registados correspondem a cerca de 240 mil eleitores que já actualizaram o seu registo e escolheram o seu lugar de voto e cerca 18 mil novos eleitores.
 
Tuca Manuel disse ainda que, durante a quarta reunião ordinária do governo, foram ainda analisadas a informação ligada a mobilidade das brigadas, entidades registadoras e a sua autonomia que se impõe agora, numa fase em que os administradores municipais vão intervir arduamente no sentido de poder fazer um mapeamento condigno para levar os postos de registos junto das populações.
 
Outra informação, disse o director, tem a ver com a responsabilidade em relação ao abastecimento logístico desde o Ministério da Administração do Território e a SINFIC, como entidades que assistem em termo de equipamento e logística as entidades registadoras.
 
Aquele membro do executivo reconheceu o papel das organizações da sociedade civil quanto a sua participação ao processo e apela à população a aderir os postos de registo eleitoral.
 
“Avaliamos positivamente o papel da sociedade civil, pois neste momento os números nas últimas duas semanas tiveram um avanço muito significativo, o que tem havido um apelo real e sério, fundamentalmente pelos meios de comunicação social”, frisou.

Fonte: ANGOP - Agência AngolaPress

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques