DGERT   APCER
Relações de compromisso

Ministro da Agricultura inaugura Escola Técnica Agrária

2011-10-06 09:58:00.0


O ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Pescas, Pedro Afonso Canga, inaugurou, nesta quarta-feira, na localidade de Catofe, município da Kibala (Kwanza Sul), uma Escola Técnica Agrária para formação básica.
 
O projecto, executado no quadro do programa social humanitário Angola/Suíça, está orçado em 11 milhões e 893 mil e 773 dólares norte-americanos, constituindo um programa complementar inserido no ensino técnico-profissional nacional.
 
Situada a 17 quilómetros da sede municipal, a instituição oferece cursos básicos de auxiliar de agricultura, de pecuária e de recursos florestais com equivalência de I ciclo do ensino secundário.
 
Ocupa uma área de 42 hectares, 35 dos quais dedicados à actividade agrícola e sete à área urbana onde se encontram instaladas as infra-estruturas de ensino.
 
O projecto que teve início em Julho de 2010 ficou pronto em doze meses depois, numa execução chinesa Xin Long Internation Engineering Co, Lda.
 
Tem cinco salas de aulas com uma capacidade máxima para 200 alunos, oficina tecnológica, parque de maquinas, laboratório, sala de informática, refeitório, lavandaria e armazém.
 
Possui ainda oito casas T2 para professores e directores, com capacidade para 16 técnicos, residência com 12 quartos individuais para funcionários e um internato com uma capacidade para 75 alunos.
 
Conta com 22 funcionários, entre os quais cinco professores do ensino geral e sete do quadro  técnico.
 
As aulas para o primeiro ano lectivo/2011 tiveram inicio em Agosto último, estando a inscritos 42 alunos em três cursos ministrados na instituição.
 
O administrador municipal da Kibala, Manuel Fernando, considerou o surgimento da instituição uma mais valia, não só por preparar quadros para o sector agrícola, e um complemento para as instituições já existentes na província (Instituto Médio Agrário, no Wako Kungo e o Superior Politécnico, no Sumbe).
 
“Aqui será o viveiro para que os quadros possam dar continuidade na formação superior no sector” - enfatizou.
 
A gestão do projecto em termos curriculares está a cargo da "Sinfic", em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, Portugal.
 
Sara Amaral Vieira, consultora da área do desenvolvimento rural e representante da Sinfic, disse que durante e após a formação os alunos serão integrados em actividades práticas em fazendas locais.
 
O acto inaugural foi presenciado pelo ministro da educação, Pinda Simão e os secretários de Estado da Agricultura e do Conselho de Ministros, respectivamente, Amâro Tati e Frederico Cardoso, além de outros altos funcionários, membros do governo provincial, autoridades tradicionais e eclesiásticas.

Fonte: ANGOP Economia, Agência Angola Press

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques