A Softconcept, Consultoria em Engenharia Informática Lda, empresa nacional que fornece serviços na área de engenharia informática e especialista em software de gestão multiplataforma para o mercado de TI, foi a escolhida para implementar soluções tecnológicas na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.
“Este projecto foi possível através de uma parceria com a SINFIC, empresa que conta com bastante experiência no mercado africano e que começou a apostar na Softconcept, depois de conhecer todo o portfólio na área da hotelaria”, explica Tiago Duarte CTO – Sistemas de Informação, da Softconcept.
O objectivo deste projecto passou pela aposta em duas vertentes: formação e controlo de produção. A empresa instalou nesta unidade 3 POS (Point Of Sale), distribuídos pelo restaurante, bar e self-service. «Além disso, implementámos um sistema de controlo de compras e stock, de forma a ser possível identificar custos e vendas nos diversos pontos de venda (centros de custo) criados», sublinha Tiago Duarte.
Com estes recursos será possível identificar, para um determinado evento, quais os custos com alimentação e bebidas (SoftStock – software de gestão de compras e stock), saber quais foram os proveitos (SoftPOS) e daí apurar o resultado. Foi também sugerido e instalado o módulo de gestão documental (SoftDoc) que associado à gestão de compras e stock, permite a circulação de documentos (facturas, notas de crédito, orçamentos, ofícios, etc.) num modo totalmente digital, evitando a circulação física documentos para recolha de assinaturas.
A gestão documental permitirá o envio de facturas para os chefes de departamento, para que estes verifiquem se está tudo conforme, e reencaminharem para a chefia de modo a dar ordem de pagamento ao fornecedor. Tiago Duarte acrescenta ainda: “Além disso, a gestão documental, em conjunto com a gestão de compras e stock, permite efectuar um cross-checking entre o valor do documento digitalizado e a entrada dos dados das facturas ou notas de crédito no sistema, evitando desta forma erros de digitação”.
Todos os dados são depois enviados para um software de gestão financeiro disponibilizado pela SINFIC, onde é feito todo o processamento contabilístico dos dados. Além do sistema de produção, que será exclusivo dos funcionários da escola, a Softconcept disponibilizou o seu sistema de PMS (SoftPMS) numa sala de informática, para que sejam leccionadas aulas práticas sobre hotelaria. Nessa mesma sala de aula, foi também instalado um quarto equipamento POS, específico para formação, onde os alunos poderão ter contacto com a aplicação de restauração que a Softconcept tem instalado em diversos hotéis em Portugal e agora também, em Cabo Verde.
De acordo com Tiago Duarte, a Softconcept “não vê este iniciativa como esporádica em Cabo Verde”. Na verdade, empresa “está já a negociar a implementação de outros projectos no mesmo país a ter lugar no início de 2012”.
Clique aqui para ver a Notícia.
Fonte: Notícias, Super Indústria.