2010-12-10 17:47:00.0
Novos edifícios do complexo residencial do Zango (AGOP) |
O presidente da empresa angolana dos Sistemas e Tecnologias de Informação (Sinfic-SA), Fernando Santos, destacou a maturidade científica e tecnológica dos angolanos na área de arquitectura moderna, ao retratar em livro o desenvolvimento arquitectónico da capital do país, desde o final do século XVII até aos dias de hoje
|
Ao prefaciar o livro sobre “Arquitectura de Luanda”, lançado hoje, Fernando Santos, que é também arquitecto de formação, fez saber que a obra, uma longa pesquisa efectuada pelos alunos de arquitectura em 2009 e alguns docentes, é uma realização que orgulha a todos especialistas deste ramo e o país em particular.
“Não posso deixar de mencionar as palavras do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, que dizia ser mais fácil teorizar sobre as possibilidades do que concretizar as possibilidades, muito menos arriscando” - recordou.
Para si, a obra será uma herança arquitectónica da capital do país, bem como um trabalho importante neste princípio do século, em que a cidade de Luanda começa a ganhar uma melhor imagem arquitectónica, após um interregno de quase 30 anos.
A obra, de acordo com o especialista, constitui também um recurso fundamental para os projectos de renovação que se está a operar no país, em particular em Luanda, para que tenha em consideração na apreensão da historia e cultura nacional.
Com 215 páginas, o livro conta com temas sobre a Planta geral de Luanda, arquitectura do século XVII a século XIX, Planta de localização de obras levantadas, Arquitectura militar, Religiosa, Residencial, Pública, Moderna e Contemporânea.
O lançamento do livro, que está a ser comercializado ao preço de dois mil kwanzas, é uma iniciativa do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto com o apoio da (Sinific-SA).
Estiveram presentes no acto de lançamento, membros do Governo, da sociedade civil, especialistas e alunos ligados ao curso de arquitectura.
Fonte: ANGOP, Agência AngolaPress