Huambo - O representante da empresa privada de consultoria nas áreas de ordenamento do território e tecnologias de informação "Sinfic", José Bruno, elogiou, nessa segunda-feira, na cidade do Huambo, a iniciativa do Ministério do Urbanismo e Construção de criar normas reguladoras da actividade habitacional no país.
Falando durante o 3º Fórum Nacional de Recolha de Contribuições sobre os Projectos de Diplomas no domínio da Habitação, José Bruno considerou fundamental que o país tenha um quadro legal que faça funcionar com as devidas regras o “grande” plano do Governo de construção de um milhão de casas.
Para ele, o programa do Governo é ambicioso, a população quer ter acesso as casas e essas normas deverão facilitar tal intento das famílias angolanas.
Com estas leis, considera que as pessoas mais pobres estarão melhor protegidas tendo em conta a sua incapacidade financeira para ter acesso a uma moradia digna “acreditamos que o diploma sobre habitação social poderá prever todos estes aspectos”.
José Bruno referiu que a “Sinfic” está a colaborar para que o programa do Governo tenha êxitos, através da elaboração de planos directores de desenvolvimento estratégico provinciais e municipais, urbanização, edifícios, assessoria na procura de financiamentos, entre outros.
Participaram do aludido fórum , directores do Urbanismo e Construção das 18 províncias do país, representantes dos gabinetes jurídicos das referidas instituições, das empresas privadas que se dedicam ao ramo habitacional e o vice-governador da província para o sector social e económico, David Barbosa.
Os dois fóruns anteriores de género realizaram-se em Luanda.
In Angola Press 13 Julho 2010