Responder às exigências específicas do negócio
À procura das vantagens competitivas que a mobilidade pode trazer estão empresas de todos os sectores. Estas soluções são utilizadas "em todos os tipos de negócio onde o registo de qualquer tipo de dados seja fundamental e o seu extravio provoque sérios prejuízos", sublinha Maria José Governo, gestora da unidade de Soluções de Mobilidade da Sinfic. "Transportes, restauração, logística, empresas ligadas a construção civil para registo de picagens, empresas que querem manter e gerir os seus bens de forma rápida e eficiente" são alguns exemplos mais evidentes.
Entre elas, a Sinfic destaca a área de logística e distribuição, onde a procura de soluções de gestão de armazém que assegurem "com rapidez e eficácia o controlo de todas as operações, bem como a disponibilização de informação", é expressiva.
A Adicional integra-se neste sector e há 14 anos que faz o transporte e distribuição postal de encomendas no sector domiciliário, com centros de distribuição em Lisboa, Porto, Aveiro, Faro e Coimbra. Desde 2005 entrou num processo de modernização centrado na mobilidade. Implementou redes Wi-fi nos armazéns, uma solução de gestão de armazém e de distribuição e terminais móveis (tanto nos armazéns, como na força de distribuição). Tudo integrado com ERP. Com o investimento passou a fornecer informação detalhada aos seus clientes relativa à entrega da mercadoria, mas também dar a conhecer os detalhes de todo o processo de entrega, incluindo os contactos estabelecidos com o destinatário para agendamento da entrega. "Isto é possível porque os 200 distribuidores da empresa estão dotados de terminais móveis com capacidade de comunicação de dados (Via GPRS) com os servidores centrais da Adicional. A informação é depois disponibilizada aos clientes através do site da empresa", explica a Sinfic que é parceira tecnológica do projecto.
A formalização das encomendas pelos clientes também é feita através do site da empresa, que juntando esta funcionalidade à solução tecnológica para a gestão de armazéns conseguiu a automatização de todos os processos de negócio.
Desde 2005, a empresa quadruplicou as vendas, melhorou a rentabilidade dos recursos humanos, a disponibilização de informação aos clientes e a sua satisfação. João Carriço, CEO da Adicional, diz que a empresa não tinha "qualquer hipótese de conseguir níveis de crescimento que registou nos últimos anos sem uma solução que permitisse os níveis de automatização de que dispõe".
Barreiras que se vão esbatendo
Exemplos do género não são difíceis de encontrar e tendem a multiplicar-se em número e potencial de ganhos para as empresas, à medida que as barreiras à adopção de soluções de mobilidade vão desaparecendo. "Por parte dos clientes existia no passado um grande receio na integração de dados, actualmente, e com a evolução das plataformas e estabilização das soluções, estão ultrapassadas estas questões", defende Maria José Governo da Sinfic. "Com a conjuntura que se vive, existe uma sensibilização maior para a necessidade de investir em tecnologia, como forma de melhoria dos processos e redução de custos, mas que está condicionada com a crescente dificuldade de aceder ao financiamento", continua.
in Semana Informática nº 982-de 2 a 8 de Julho 2010 - Estratégia