DGERT   APCER
Relações de compromisso

Hotéis nacionais apostam nas Tecnologias


Sinfic

A indústria hoteleira é um dos mercados-alvo da Sinfic, pelo que o leque de soluções disponibilizado é bastante vasto e abrange áreas que vão desde a gestão hoteleira às comunicações em rede, passando pelos controlos de acessos e sistemas de automação de edifícios. Com o sistema de Gestão Hoteleira, a companhia fornece um sistema informático totalmente integrado para unidades de várias dimensões, contemplando alimentos e bebidas, SPA e health centers,convenções e eventos, golfe e sectores relacionados. Esta solução responde às necessidades de qualquer hotel, nomeadamente, no que toca a reservas e gestão de hóspedes, contratos e tarifas, relatórios e estatísticas, housekeeping, ofertas, pacotes e facturação.
Nesta solução, o plano de ocupação de quartos (room rack), por exemplo, oferece uma visão gráfica e imediata da situação do hotel. Todas as operações básicas da recepção (front-office) podem ser realizadas através do mesmo ecrã.
Com um monitor touch-screen, alterar uma reserva ou mover um hóspede de um quarto para o outro é tão simples como arrastar o dedo pelo ecrã.

O sistema de reservas online permite que qualquer unidade disponha imediatamente do seu próprio sistema de reservas e vendas na Internet. Com este serviço, é possível receber e confirmar online reservas de clientes directos, de empresas ou de agências em função da disponibilidade real, dos limites de allotment e tarifas, sempre com um controlo total por parte da unidade hoteleira/turística. Os sistemas de reservas permitem ainda receber rápida e eficazmente o feedback dos clientes, bem como prever, através de estatísticas, quem poderá utilizar o hotel outra vez, sabendo assim quando se aproximam bons negócios. É ainda possível gerir melhor as situações de overbooking. As reservas efectuadas através dos canais Internet são lançadas directamente na base de dados da unidade de forma automática, podendo ficar ou não dependentes de confirmação. Para o acesso imediato a todos estes serviços, basta criar um link no website da unidade hoteleira/turística.

Como explicou a Sinfic, o sistema central de reservas permite que os directores e promotores acedam às reservas, contratos, tarifas, disponibilidades e estatísticas de forma remota, via Internet.

A Sinfic disponibiliza ainda soluções que permitem a integração e ligação do hotel a qualquer canal de distribuição electrónica, global ou privado. A ligação é estabelecida utilizando protocolos de comunicação e webservices. Dependendo das interfaces estabelecidas e dos serviços contratados, a unidade hoteleira/turística pode definir os preços, gerar promoções, controlar os allotments concedidos a cada canal de venda, consultar tarifas, ou mesmo conhecer os preços da concorrência.
A assegurar toda a componente de comunicação a companhia dispõe de serviços que incluem o acesso à Internet, a canais de TV e a video-on-demand, bem como a ligação de equipamentos a redes Wi-fi e ao televisor, ou ainda a possibilidade de realizar videoconferências. No campo do entretenimento, o sistema envolve o acesso a programação variada, desde o habitual canal do hotel, a uma página personalizada para o cliente, interface para consola de jogos, interface para computador portátil e outros equipamentos multimédia.
Numa área mais ligada à gestão interna do próprio hotel, a Sinfic dispõe de um sistema de Gestão de Receitas que procura minimizar o número de recursos por rentabilizar (por exemplo, quartos de um hotel por vender) e maximizar as receitas geradas por esses recursos. No fundo, trata-se de rentabilizar cada recurso e adequar o seu preço diariamente, tanto para a unidade hoteleira/turística, como para o cliente.
A gestão das receitas também envolve os diferentes canais de venda passíveis de serem explorados.

Na área da segurança, a companhia aposta nas chaves electrónicas, capazes de restringir o acesso de pessoas não credenciadas a determinadas zonas, mas também de activação dos elevadores, por exemplo. A segurança poderá ser reforçada com um sistema de videovigilância que registe todos os movimentos nas zonas públicas. Os funcionários poderão dispor de meios electrónicos de identificação para registar a entrada e saída ao serviço, bem como as deslocações dentro da própria unidade hoteleira/turística. Desta forma, em caso de falhas imprevistas, o sistema informático poderá desencadear alertas, permitindo assim melhorar o serviço e controlar movimentações estranhas.

Os sistemas de automação de edifícios destinam-se a criar “edifícios inteligentes”, permitindo manter a temperatura ambiente dentro de limites definidos, proporcionando iluminação em função da ocupação ou emissão de notificações às equipas de manutenção. Nos hotéis Terminus e Monte Carlo, em Moçambique, a Sinfic finalizou no passado mês de Março um contrato de instalação da solução de gestão hoteleira. Em Portugal, no portal UniqueStays.pt, a companhia instalou a solução de GDS, que permite a reserva online em diversas unidades hoteleiras com pagamento electrónico e a gestão automática de clientes e contactos.

in PcGuia nº 175/Junho

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques