2010-05-27 18:48:00.0
Mais de meio milhares de alunos participaram, de 11 a 14 de Maio, na 3.ª Edição do Fórum de Informática e Novas Tecnologias (Infotec). A iniciativa, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, foi promovida pelos departamentos de Engenharia Informática e de Engenharia das Tecnologias de Informação.
"Tecnologias do Futuro, Desafios do Presente" foi o tema da edição de 2010 alusivo ao facto de se iniciar este ano uma nova década, o que serviu de mote para discutir e tentar descortinar o que será a mesma em termos de inovação e desenvolvimento na área da Informática e áreas afim.
José Carlos Metrôlho, presidente do departamento de Engenharia Informática, considera que " os objectivos do evento foram superados provando-se, mais uma vez, que é possível trazer a Castelo Branco o que de melhor existe no país em termos de empresas de vanguarda tecnológica e líderes em inovação".
Aquele responsável lembra que “quisemos, igualmente, dar a possibilidade aos nossos alunos de tomarem conhecimento sobre a visão de conceituados oradores internacionais acerca do que poderá vir a ser esta década em termos de áreas de vanguarda no âmbito da Informática".
A iniciativa contou com várias sessões temáticas das quais se destacam as palestras proferidas pelo inglês Chris Guy, que apresentou a sua visão do que será a Internet no Futuro, e também a do orador Internacional Filipe Carrera sobre "A Arte do Networking".
Além de sessões nas quais estiveram representantes de prestigiadas empresas de vanguarda tecnológica e que se têm afirmado no mercado internacional (Siemens, TIMw.e., PrimeIT, PrimeSoft, Infosistema, Outsystems, Microsoft e Sinfic), houve também espaço para um workshop sobre segurança informática.
As sessões, com uma assistência média de 200 pessoas, contaram com alunos dos cursos de Engenharia Informática, Informática para a Saúde e também Tecnologias de Informação e Multimédia, e ainda dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), Redes e Sistemas Informáticos e de Produção Multimédia.
No Infotec estiveram também presentes cerca de seis centenas de alunos de escolas secundárias dos concelhos de Guimarães, Moimenta da Beira, Montemor-o-Novo, Ponte de Sôr, Guarda, Covilhã, Campo Maior e Castelo Branco, que conviveram e participaram nas várias iniciativas associadas ao evento. Durante o Infotec foram ainda apresentados projectos de fim de curso e entregue o prémio, por votação da assistência, à melhor apresentação.
Por: João Carrega
In Jornal Reconquista, Online