A relação entre a unidade de negócio Soluções de Mobilidade da Sinfic e a Adicional Logistics, uma empresa de distribuição postal e logística, já vem de 2005. Começou com o fornecimento de uma solução de gestão de distribuição, evoluiu cerca de um ano depois para a informatização da rede de distribuição da empresa com terminais móveis e teve o mais recente desenvolvimento em 2009 com uma solução desenvolvida à medida para implementar numa nova rede de Pontos de Entrega e Expedição de Encomendas.
O conceito desta rede de distribuição/recolha pretende alargar e melhorar o serviço que a Adicional Logistics presta aos seus clientes. Já tinha uma rede de distribuição com veículos automóveis, mas agora está a criar também uma rede de estabelecimentos que possam complementar essa rede de distribuição. Se um cliente não puder ou não quiser receber uma encomenda em casa, poderá solicitar que a mesma seja entregue no Ponto de Encomendas mais próximo - normalmente um estabelecimento com horário de funcionamento alargado que complementa o seu negócio de base com o da entrega e recepção de encomendas postais.
O cliente recebe um SMS ou outra informação electrónica com indicação da disponibilidade da encomenda para levantamento no Ponto de Encomendas mais próximo. De igual modo, pode deixar encomendas postais nesse estabelecimento para seguirem depois para o destinatário que pretende. O Ponto de Encomendas funciona como uma espécie de balcão de correio com serviço acrescentado, apesar deste ser mais um serviço complementar ao seu negócio de base.
Para operacionalizar esta nova rede de distribuição/recolha postal, a Adicional Logistics encomendou à Sinfic o desenvolvimento de uma nova solução de distribuição para implementar nos Ponto de Encomendas. Esta solução é semelhante à que equipa a rede de distribuição automóvel da empresa, mas um pouco mais complexa para acomodar os serviços adicionais prestados pela nova rede de estabelecimentos fixos. Esta solução é então implementada num NetPC instalado em cada um dos Pontos de Encomendas. A sincronização entre a base de dados central e os NetPCs é constante, através de um serviço de banda larga móvel, de modo a manter a Adicional Logistics e o cliente sempre ao corrente do que está a acontecer com cada item postal.
A aplicação foi desenhada numa arquitectura smart client para permitir a sua utilização em modo offline. Toda a sincronização de dados com o sistema central é efectuada sobre uma arquitectura de WebServices. Desta forma, o Ponto de Encomendas pode efectuar as diversas operações (entrega, devoluções e criação de novos serviços), sem que para isso necessite de estar online com o sistema central. Logo que seja estabelecida uma comunicação, os dados são sincronizados. Para além do track & trace que é efectuado aos serviços, os Pontos de Encomendas também têm total controlo sobre os valores cobrados, de modo a facilitar a gestão de tesouraria e entrega de valores à Adicional.
A nova rede de Pontos de Encomendas começou a ganhar forma no início de Dezembro de 2009 e no começo de Janeiro de 2010 já era constituída por cerca de 170 estabelecimentos, sendo o objectivo da Adicional Logistics chegar aos 500 estabelecimentos durante este ano, abarcando todo o país.