DGERT   APCER
Relações de compromisso

Gestão de Localizações (Produção Industrial)


A gestão de materiais nas indústrias de produção revela-se de importância transversal nos departamentos financeiro, comercial e de produção. A parte financeira tem que garantir que existem disponibilidades para cumprir todas as obrigações relativas a pagamentos e garantias de encomendas das matérias-primas. O departamento comercial tem que certificar quais são as disponibilidades de produtos para comercializar, com a qualidade, quantidade e no prazo acordados. A área da produção tem que se comprometer que consegue executar as quantidades planificadas, com a qualidade e prazos estabelecidos. Como tal, tem que organizar espaços e gerir localizações para conseguir armazenar as matérias-primas e os produtos finais em condições de serem facilmente expedidos.

Como conseguir alinhar estes três vectores de uma organização numa óptica integrada e de cooperação?

Muitos dos desenvolvimentos industriais das últimas décadas assentam em modelos de optimização de tempos, prazos de entrega e gestão de materiais, factores onde interagem os três departamentos. Assim, a operacionalidade destes modelos está directamente relacionada com a implementação de um sistema integrado de gestão que possibilite canais de informação interdepartamental para facilitar a tomada de decisões operacionais.

A Sinfic propõe ao mercado a solução SAP Business One/Gestão Industrial (Beas Manufacturing), que integra diversos procedimentos existentes nas organizações de cariz industrial, onde a gestão industrial possui um papel central na organização da empresa.

A imagem que se segue mostra exemplos de operações (azul) e de benefícios a médio prazo (verde) na implementação do sistema SAP BO/Beas.

Gestão de Localizações (Produção Industrial)1

A gestão de localizações permite e facilita a gestão de stocks, a organização da produção (orientar movimentações de materiais com o processo produtivo) e o aumento da capacidade na comercialização de produtos finais e na aquisição de matérias primas.

Definição dos armazéns:

  • Endereço;
  • Plano de contas contabilísticas;
  • Tipo de armazém;
  • Desenho do armazém e dos espaços de armazenagem;
  • Definição e codificação das localizações.

Gestão de Localizações (Produção Industrial)2

Nesta funcionalidade podemos atribuir tipos de armazéns que serão apenas de fornecedores, produtos finais, bloquear saídas ou armazenamento contribuindo para uma gestão dos materiais mais eficaz. Em instalações que produzem inúmeras referências, esta aplicação fica bastante valorizada porque conseguirmos identificar via sistema a localização dentro da empresa.

Todas estas configurações permitem executar uma análise das localizações dos materiais, assim como transferência entre localizações e armazéns. Conseguimos ter acesso à informação sobre o nível de ocupação (em termos de peso) que a estante possui. De igual modo, existe a possibilidade de configuração de outras análises com referência ao fluxo de documentos existente no sistema e à gestão das localizações.

O módulo de gestão de localizações disponibilizado pelo SAPBO/Beas permite uma gestão de espaços de forma a potenciar a organização nas aquisições de materiais, na comercialização dos produtos finais e na planificação do processo produtivo.

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques