DGERT   APCER
Relações de compromisso

10 Dicas Para Melhorar a Exactidão do Inventário


O controlo de inventário adequado é um factor crítico para a produtividade, controlo de custos e nível de serviço ao cliente. Isto não deve ser novidade para ninguém, mas muitas empresas ainda sofrem com dados incorrectos. Não se pode optimizar um inventário se a organização não tiver informações credíveis do stock em armazém para a tomada de decisões. Seguem-se 10 dicas para melhorar a exactidão de seu inventário.

1. Rastreabilidade do produto ao longo do ciclo de vida de distribuição. Garanta que tudo o que entra e sai de seu inventário é rastreado de forma adequada através de uma solução de gestão de armazéns. Os processos não devem permitir erros, como interpretações pessoais. Todo o material no inventário também deve ser monitorizado e nada deve ser transferido sem a autorização e registo adequados.

2. Seleccione a tecnologia correcta para as suas necessidades. Existem muitas opções de sistemas no mercado, podendo envolver desde simples códigos de barras até tecnologia RFID. Avalie o que se ajusta melhor à sua realidade e à sua perspectiva de crescimento.

3. Mantenha a simplicidade nos seus processos. A simplicidade é sempre o melhor caminho para a eficiência. Procure formas de tirar a complexidade da operação e tenha medidas de fácil cálculo e compreensão.

4. Conheça o tamanho do desafio. Qual é seu índice actual de erros de inventário? Precisa conhecer claramente os seus números para que possa melhorá-los. Esta base comparativa servirá de termómetro para as acções correctivas e medição do sucesso.

5. Escolha um standard de qualidade e tome-o como referência. A sua empresa pode escolher standards como ISO, seis sigma e kaizen, entre outros. Mais do que o standard escolhido, o importante é que ele seja apoiado pela liderança e aplicado adequadamente.
6. Examine toda a cadeia logística. A qualidade das informações do seu inventário pode ser afectada por factores externos. Avalie o tema em conjunto com fornecedores, parceiros e clientes para chegar a benefícios em toda a cadeia, que serão maiores do que os benefícios isolados numa única empresa. Defina qual é o processo ideal no fluxo de materiais e avalie quão longe está dessa situação.

7. Implemente um programa contínuo de contagens cíclicas. A contagem cíclica ajuda a manter níveis altos de exactidão de inventário e é uma das melhores formas de identificar problemas. Além disso, pode eliminar a necessidade da realização de inventários físicos, que costumam ser mais caros.

8. Mantenha os seus funcionários formados e informados. A sua equipa deve conhecer os objectivos de inventário da organização e entender os benefícios que serão obtidos. Sem esta visão não existirão incentivos para executar correctamente os processos.

9. Escolha parceiros na cadeia de logística que tenham sistemas compatíveis com o seu. Isto permitirá que seja feita uma transferência electrónica de dados, reduzindo erros e aumentando a velocidade dos processos. Todas as partes ganham com isso.

10. Tenha a certeza de que todos os envolvidos nos processos sejam "donos" da exactidão de inventário. Cada unidade deve entender o seu impacto na qualidade das informações do inventário. A liderança deve conhecer e participar nesse processo. Deve ficar clara a mensagem de que a gestão adequada do inventário é um factor essencial para o sucesso da organização.

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques