DGERT   APCER
Relações de compromisso

Sinfic presente na segunda edição do Portugal Tecnológico


Sinfic inova nas soluções biométricas.

A Sinfic - Sistemas de Informação Industriais e Consultoria, que está presente na segunda edição do Portugal Tecnológico, é uma das muitas empresas inovadoras do nosso País.

No ano passado implementou o projecto que permite a um eleitor pedir por SMS a localização da sua assembleia de voto, "não apenas a freguesia, como aconteceu pela primeira vez este ano em Portugal", disse ao Diário Económico o gestor de projectos Humberto Bento.
Mas é também nas soluções de biometria que a Sinfic se distingue, tendo para isso três ferramentas que podem funcionar em conjunto - a BAW - BioAnaliserWeb, o IDmatcher e o ID Management System.
O BioAnaliserWeb serve para solucionar o problema da "má definição dos processos de separação de papéis e de ferramentas de trabalho incompletas e de gestão complicada" que afecta o fluxo de trabalho dos funcionários de qualquer acto eleitoral, refere João Mendes, consultor de projectos especiais em soluções  biométricas da Sinfic. Quanto ao IDmatcher, trata-se de um dispositivo de "hardware" que permite a leitura de códigos de barras e de impressões digitais. O aparelho possui ainda um sistema operativo móvel e permite comunicação "wireless". "O projecto consistiu em preparar uma peça de "software" que é capaz de ler os cartões de eleitores (extensível a outro tipo de cartões) e efectuar a validação dos mesmo", garantir a sua integridade e fazendo uma comparação da impressão digital do portador do cartão com a impressão digital e impressa sob a forma de código de barras, explica João Mendes. Pretende-se com isto evitar falsificações, pois se é fácil falsificar uma foto e uma impressão digital impressa, já não o é quando a impressão digital é encriptada. Já o ID Management System é um produto para gestão da identidade, tendo por objectivo definir as caracteristicas biográficas, biométricas e históricas de uma entidade e a sua gestão. Com base nos registos de identidade, permite pesquisas biográficas e biométricas através de mecanismos gráficos, com tempos de resposta muito baixos. "É um produto que tem como alvo polícias e empresas, entre outros", todos os tipos de identidades que necessitem de um registo fiável de identidade e soluções que permitem a consulta à mesma por mecanismos biométricos, diz João Mendes.

A Sinfic teve a sua origem legal em 1990. Desde então, a empresa tem-se vindo a afirmar no mercado das tecnologias de informação dos três mercados onde actua - Portugal, Angola e Moçambique. Conta com cerca de 500 colaboradores e um volume de negócios que ascende a mais de 51 milhões de euros nos três países.

in Diário Económico - Empresas - de 9 de Outubro de 2009

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques