DGERT   APCER
Relações de compromisso

O sucesso da Adicional deve-se em grande parte à aposta na tecnologia


Desde finais de 2005 que a Adicional tem vindo a apostar no recurso à tecnologia para melhorar a sua actividade e suportar a expansão do seu negócio. Essa tecnologia passou por redes Wi-Fi implementadas nos armazéns da empresa, por uma solução de gestão de armazém e de distribuição, e por terminais móveis (tanto nos armazéns, como na força de distribuição). A Sinfic é um fornecedor privilegiado de tecnologia desde o início deste processo.

A Adicional é uma empresa de logística, transporte e distribuição postal de encomendas especializada no sector domiciliário. Desenvolve esta actividade há cerca de 14 anos e posiciona-se actualmente como uma referência no sector.

A aposta tecnológica realizada nos últimos anos tem sido extremamente importante para o crescimento e para o desenvolvimento do negócio da Adicional. A provar isso mesmo está a recepção aos cibernautas que acedem ao site da empresa (www.adicional.pt), onde deparam com um pequeno texto a reforçar a importância da tecnologia. ?Distribuição ao domicílio assente em sistemas de informação avançados. Existimos para adicionar valor ao negócio dos clientes através da oferta de um serviço consolidado de logística B2C, assente na diferenciação tecnológica, na rapidez de resposta e no atendimento personalizado?.

Dado tratar-se de uma empresa muito orientada para o sector domiciliário, a Adicional procura tirar partido da tecnologia para fornecer informação detalhada aos seus clientes. Assim, mais do que informá-los da entrega da mercadoria, permite-lhes conhecer os detalhes de todo o processo de entrega, incluindo os contactos estabelecidos com o destinatário para agendamento da entrega. Isto é possível porque os cerca de 200 distribuidores da empresa estão dotados de terminais móveis com capacidade de comunicação de dados (via GPRS) com os servidores centrais da Adicional. A informação é depois disponibilizada aos clientes através do site da empresa.

A montante, os clientes da Adicional também formalizam as suas encomendas através de uma interface disponibilizada pelo site institucional. Se adicionarmos a isto a solução de gestão de armazém e as redes Wi-Fi nos armazéns, todos os processos de negócio da Adicional estão actualmente automatizados. Recorde-se que esta empresa tem actualmente centros de distribuição em Lisboa, Porto, Aveiro, Faro e Coimbra.

Crescimento significativo
Para quem não acredita que a tecnologia potencia realmente o negócio, o exemplo da Adicional prova exactamente o contrário. Segundo João Carriço,CEO da Adicional, a empresa registou nos últimos três anos um crescimento de cerca de 50 por cento ao ano em termos de volume de negócios. Este ano (2009), apesar de ser marcado pela recessão económica, a Adicional tem registado um crescimento da ordem dos 35 por cento. A quadruplicação das vendas desde 2005 foi conseguida com a duplicação do número de colabores apesar da expansão da empresa para áreas exigentes em recursos humanos e complementares ao seu negócio nuclear (nomeadamente logística de valor acrescentado e trade marketing).
 

A adopção de tecnologia para a automatização de processos permitiu à Adicional expandir o seu negócio, aumentar as vendas, melhorar a rentabilidade dos recursos humanos, disponibilizar mais informação aos clientes e aumentar a satisfação destes últimos. A tecnologia também está a abrir novas possibilidades de desenvolvimento do negócio. Concretamente, João Carriço referiu-nos que Adicional está a criar uma rede de pontos de proximidade para a entrega das mercadorias aos destinatários de forma complementar aos 200 distribuidores que garantem a cobertura dos domicílios em Portugal.

João Carriço referiu que a solução fornecida pela Sinfic (software de gestão de armazém e terminais portáteis, bem como a integração com o ERP da empresa) tem garantido uma grande robustez e solidez à actividade da Adicional. De igual modo, sublinhou que a solução tem a flexibilidade suficiente para permitir a criação de soluções satélite destinadas a responder a necessidades específicas de alguns clientes ou da própria Adicional.


?Não tínhamos qualquer hipótese de conseguir os níveis de crescimento que registámos nos últimos anos sem uma solução que permitisse os níveis de automatização de que dispomos?, concluiu João Carriço.

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques