Sumbe - Um centro de formação e treinamento agro-pecuário e florestal será construído, este ano, na comuna do Catofe, município da Kibala, província do Kwanza Sul, informou hoje (terça-feira) o director provincial da Agricultura, Mário Huambo.
Segundo o responsável, que falava na abertura do workshop sobre formação profissional no sector rural, o centro, de carácter regional, ministrará cursos essencialmente práticos de longa duração (dois anos) para jovens, numa média de 150 por ano.
A gestão administrativa e curricular do centro de formação e treinamento agro-pecuário e florestal estará a cargo da empresa Sistemas de Informação e Consultoria (Sinfic), que actua nas áreas do ambiente, ordenamento e desenvolvimento territorial.
O centro tem como principais objectivos aumentar a capacidade das comunidades locais em contextos de grande potencial agrícola, aumento da mão-de-obra rural e a formação profissional de jovens, tendo em vista a sua inserção no mercado de trabalho.
De acordo com o programa de implantação, o projecto está na fase de consulta das partes interessados (agricultores), seguindo-se a definição do local de construção do centro, demarcação de terrenos, levantamentos tipográficos, projecto arquitectónico e inventário dos equipamentos.
A organização dos cursos e conteúdos programáticos, o modelo de gestão, o modelo de recrutamento de formadores e formandos constam igualmente dos pontos a definir posteriormente.
Um centro do género será erguido proximamente na província do Bié.
in Angop 28 de Julho de 2009