Sumbe - Oitenta e seis agricultores filiados em cooperativas agrícolas e associações do ramo participaram hoje (terça-feira) no município do Sumbe, província do Kwanza Sul, num workshop sobre formação profissional no sector rural, promovido pela Direcção Provincial da Agricultura.
O encontro visou colher contribuições sobre a implementação do Programa Social Humanitário, resultado de um convénio entre os governos de Angola e da Suiça, destinado ao desenvolvimento do sector rural, avaliado em 10 milhões de dólares iniciais.
O programa afigura-se como forma de operacionalização do referido convénio e prevê abranger todas as províncias do país, principalmente as que possuem terras propícias para a prática da agricultura.
Na abertura do encontro, o vice-governador para a esfera económica e social, Mateus de Brito, destacou a importância do evento para a implementação das políticas de desenvolvimento do sector rural, visando a melhoria das condições de vida nas comunidades.
Segundo o responsável, a formação técnico profissional é elemento chave na implementação desta política do governo, no quadro do programa social humanitário e de combate à pobreza.
Apontou a defesa do ambiente (a fauna e flora) como um factor a ter em conta neste processo, com vista a preservação do ecossistema.
O seminário foi dirigido por técnicos da empresa Sistemas de Informação e Consultoria (Sinfic) e discutiu a instalação de centros de formação e treinamento agro-pecuário e florestal e técnicas construtivas sustentáveis.
in Angop 28 de Julho de 2009