DGERT   APCER
Relações de compromisso

Recolha e Processamento de Informação Biométrica


Impressões digitais

A Sinfic tem experiência prática na implementação de soluções em larga escala para a recolha e processamento de informação biométrica. Essa experiência foi adquirida durante o recenseamento eleitoral angolano, em que a Sinfic foi responsável por toda a vertente técnica de recolha e tratamento de dados. Nesse sentido, está apta a propor soluções com provas dadas na área da biometria, seja para aplicações em larga escala (nacional ou regional), seja para aplicações mais circunscritas (empresas).

Na base das propostas da Sinfic está uma solução que permite efectuar o registo de indivíduos com recolha de dados biográficos e biométricos. Neste caso concreto, os dados biométricos são recolhidos através da utilização de um sensor de impressões digitais. Para maior rigor na identificação unívoca de cada indivíduo, aconselha-se a recolha das impressões digitais de mais do que um dedo de ambas as mãos, sempre que possível. Por exemplo, a recolha das impressões digitais do dedo indicador e médio de ambas as mãos. A recolha de impressões digitais de mais de um dedo de ambas as mãos permite lidar satisfatoriamente com situações de deficiência física ou problemas de epiderme presentes e futuros de alguns cidadãos.

Para além das impressões digitais, costuma-se recolher também a fotografia dos indivíduos. A fotografia é o traço biológico mais utilizado em documentos de identificação, embora o seu processamento por sistemas informáticos não seja largamente utilizado. A vantagem da utilização da fotografia tem a ver com o facto de poder ser facilmente utilizada por humanos para a identificação de indivíduos.

O processamento informático desta característica pode trazer grandes vantagens. Consequentemente, a Sinfic procura planear toda a estrutura de dados para permitir integrar tecnologias capazes de realizar o processamento facial. O processamento da fotografia pode ser utilizado para identificar semelhanças entre pessoas.

O processamento das impressões digitais é um dos aspectos críticos para assegurar a qualidade dos dados integrados. A comparação biométrica de todas as impressões digitais dos indivíduos que compõem uma base de dados possibilita a anulação de redundâncias e a identificação inequívoca de cada indivíduo - reforçada pela comparação com a fotografia.

Apesar de estarmos a falar apenas de fotografia e de impressões digitais - por serem os registos mais utilizados - a Sinfic também dispõe de tecnologias para a recolha de outras características biométricas.

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques