DGERT   APCER
Relações de compromisso

Seminários ESRI, organizados pela SINFIC


A Sinfic realizou quatro seminários em Luanda sobre a utilização das ferramentas SIG (Sistema de Informação Geográfica) da ESRI nas áreas de Recursos Naturais e População; Transportes e Logística;  Água, Energia e Telecomunicações; Segurança e Defesa. Os seminários tiveram lugar nos dias 22 e 23 de Junho no hotel Alvalade.

Como denominador comum, estes seminários colocaram o enfoque na importância dos Sistemas de Informação Geográfica para melhorar a actuação nas quatro áreas em análise.

Esri1

As comunicações estiveram a cargo de representantes de entidades destacadas do panorama nacional. Os participantes tiveram assim acesso a informação veiculada por oradores da Direcção Nacional de Águas/Secretaria de Estado das Águas, Total E&P Angola, Ecocentro, Sinfic, ENANA, Direcção Provincial de Transportes de Luanda, ESRI/GIMS, Instituto Geográfico do Exército (IGEOE), Instituto Hidrográfico Português, Comando Nacional da Polícia, Comissão Nacional Interministerial de Desminagem e Assistência Humanitária.

Seminário sobre a utilização dos SIG nos Recursos Naturais e População

O conhecimento da população e dos recursos naturais é fundamental para o planeamento e gestão do território. A representação destes dois elementos permite, não só definir áreas, zonas, perímetros, como também estabelecer relações com outros elementos através de análises espaciais e aplicar modelos preditivos que podem suportar a tomada de decisão e de investimento em termos geográficos.

Este seminário abordou temas importantes, como a criação da base de dados nacional das águas, dos recursos petrolíferos, da população e equipamentos sociais, e do zonamento de áreas integradas em planos territoriais.

Seminário sobre a utilização dos SIG nos Transportes e Logística

A Logística é um valor de tempo e lugar, com recurso aos meios de transporte disponíveis. A utilização dos Sistemas de Informação Geográfica na Logística e transportes garante a disponibilização e a associação da informação da rede viária à base de dados alfanumérica da logística em tempo real. Desta forma garante-se maior eficiência e rapidez na disponibilização dos bens requisitados no local correcto e no tempo certo.

Por outro lado, o utilizador/cliente destes serviços poderá acompanhar o percurso dos seus bens, o que se traduz num aumento da confiança na empresa/entidade prestadora do serviço. Uma gestão integrada da tecnologia SIG favorece a exactidão, a eficiência e uma maior capacidade de resposta, que no presente contexto de crise são aspectos que garantem maior competitividade a qualquer empresa.

Esri2

Seminário sobre a utilização dos SIG nas áreas de Água, Energia e Telecomunicações

Os sectores da Água, Energia e Telecomunicações adquirem vantagem competitiva no mercado com as soluções SIG. Estas soluções podem ser utilizadas para gerir complexas infra-estruturas, constituídas por instalações, equipamentos, recursos humanos, clientes, entre outros, usufruindo assim da vantagem que ocorre com a associação de uma localização geográfica das mesmas. Os Sistemas de Informação Geográfica são a razão fundamental de associar todas as necessidades da sua informação.

O objectivo da Sinfic, com a tecnologia da ESRI, é desenvolver produtos e soluções que correspondam às necessidades dos clientes, desde gestores de Sistemas de Informação Geográfica, que criam e mantêm os dados, passando por utilizadores que apenas necessitam de visualizar a informação, até aos decisores que necessitam de indicadores para fundamentarem as suas opções. O software ESRI pode ajudar a reduzir custos de operação, eliminar a redundância dos dados, aumentar a eficiência e a integração dos dados, automatizar processos de análise, e aceder à informação no sistema de gestão.

Seminário sobre a utilização dos SIG na Segurança e Defesa

Neste seminário foram tratados assuntos da maior relevância no âmbito da Defesa e Segurança, reconhecendo que os centros de comando e decisão das unidades de segurança e ordem públicas e dos serviços de protecção têm necessidade de deter o conhecimento do terreno de operações e o posicionamento relativo dos efectivos em relação às áreas de operação.

A representação do terreno recorrendo à cartografia e ao posicionamento, e a consequente representação em suporte digital, de forma a permitir a análise da informação, garantem uma gestão eficaz de recursos e meios para ajudar a tomar as melhores decisões em tempo real. Paralelamente, permitem alertar para padrões de comportamento e risco à segurança, reforçando assim os níveis de confiança e de satisfação de cidadãos relativamente às forças de segurança.

Esri3

Contámos com a presença de autoridades políticas e civis, os seminários foram um sucesso.

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques