Mais de cinco mil jovens beneficiam de formação sobre o sistema de atendimento automático promovido pela empresa angolana Sinfic, para melhor gestão dos serviços automáticos. O sistema de atendimento automático é feito através de um ATM (multicaixa), em que o cliente pode solicitar o saldo de conta, extracto financeiro, realizar transferências bancárias, pagar impostos e fazer compras.
O sistema tem um monitor táctil e uma impressora térmica que emite uma senha, pela qual se tem acesso a vários serviços.
O administrador da Sinfic, Luís Nobre, informou, ontem, à margem do seminário sobre Sistema de Atendimento Automático, que o serviço visa acabar com as longas filas que se registam nos balcões dos bancos, centros hospitalares e repartições públicas.
A empresa recruta jovens que aprendem as técnicas de funcionamento do sistema, o que facilita o enquadramento dos jovens no mercado de trabalho. Este ano, a empresa prevê formar mais 240 técnicos.
Luís Nobre disse que a maioria dos jovens treinados pela empresa e recrutados nas Eleições Legislativas foram aceites em empresas e instituições públicas.
A empresa, que opera desde 1990, tem delegações em todas as províncias com capacidade de suporte técnico. Luís Nobre afirmou que a formação de quadros permite às empresas e instituições públicas beneficiarem de profissionais qualificados em rede de atendimento.
A Sinfic disponibiliza ao mercado nacional uma rede de soluções de sistema de atendimento automático para responder às necessidades do público. A empresa presta serviços ao sector financeiro, petrolífero, saúde, educação, às seguradoras, à função pública e à indústria hoteleira.
O administrador da Sinfic disse que os serviços de atendimento automático vão colmatar as dificuldades no sector público e privado. "Nas farmácias, hospitais e bancos há sempre longas filas de espera, que resolvemos com um atendimento simultâneo e especializado, possibilitando detectar os locais com maior e menor adesão", afirmou.
A empresa cria uma rede de gestão integrada que recolhe informações e organiza o tempo de atendimento, adequando as necessidades dos clientes. O sistema de atendimento automático é subscrito através da solução "Q-flow" que permite gerar oportunidades de vendas, e reduzir o tempo de espera.
in Jornal de Angola
9 de Julho de 2009