Sérgio Almeida, gestor da qualidade na câmara municipal de Vale de Cambra, iniciou a sua comunicação nas Jornadas de Modernização Administrativa a sublinhar a importância do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para as organizações. Nesse sentido, afirmou que "a estrutura das normas ISO 9001, defendendo a abordagem da gestão como um sistema, foi desenhada para encorajar as organizações a olharem para todas as suas actividades como um processo e alcançarem, além do objectivo da certificação, a implementação de um SGQ que beneficie o desempenho operacional de toda a organização".
Após a consolidação do SGQ, a câmara municipal de Vale de Cambra identificou a necessidade de simplificar a estrutura documental, reconhecendo que esta não deve ser mais do que um instrumento para gerir o sistema e melhorar continuamente a sua eficácia e eficiência. Por outro lado, esta câmara municipal, no âmbito do seu SGQ, possui um painel de 110 IDs de monitorização e medição (processos e de gestão), pelo que se impunha a necessidade de automatização desses requisitos.
No município de Vale de Cambra, o sistema de gestão por processos:
Relativamente ao impacto da gestão por processos no SGQ, foi resumido por Sérgio Almeida nos seguintes tópicos:
A figura apresentada anteriormente mostra de uma forma mais resumida o impacto registado.
Baseado na comunicação de Sérgio Almeida, gestor da qualidade na câmara municipal de Vale de Cambra, durante as Jornadas de Modernização Administrativa.