As aplicações das tecnologias biométricas no mercado são extremamente diversas. Contudo, podem ser abrupadas de acordo com a sua utilização. As forças policiais são um dos clientes mais destacado. No entanto, as utilizações civis têm vindo a ganhar terreno, nomeadamente no âmbito do controlo de acessos.
As aplicações destinadas ao controlo de acessos podem ser utilizadas para o controlo do acesso físico de pessoas a instalações, ou para assegurar o acesso a dados sensíveis. Podem servir para proteger sistemas de pagamento contra fraudes, evitar que imigrantes ilegais entrem no país, ou que prisioneiros fujam das prisões. Em qualquer dos casos, o controlo de acessos é o objectivo principal, assegurando que indivíduos autorizados possam entrar numa área particular e que os não autorizados sejam impedidos.
Este é um mercado em rápida expansão. As fraudes constituem um problema em constante crescimento e a segurança está a tornar-se uma necessidade em várias situações. Consequentemente, o controlo de acessos nas actividades civis não se restringe às aplicações nas áreas mencionadas abaixo, podendo abarcar outras oportunidades de mercado assim que as mesmas forem identificadas.
Forças policiais
Provavelmente, a comunidade policial é o maior grupo de utilizadores da biometria. As forças policiais em todo o mundo utilizam a tecnologia AFIS (Automated Fingerprint Identification Systems) para processar suspeitos criminais, comparar imagens digitais e levar criminosos culpados à justiça. Alguns fornecedores biométricos estão a ter bastante sucesso nesta área, utilizando principalmente as tecnologias AFIS e as baseadas na leitura da palma.
Bancos
Os bancos estão a analisar uma gama variada de tecnologias biométricas há anos. As fraudes e as brechas na segurança precisam de ser controladas se os bancos queiserem continuar a concorrer na diversificada indústria de serviços financeiros. As conexões fracas, como as Automated Teller Machines (ATMs) e as transacções no momento da venda, são particularmente vulneráveis à fraudes e podem ser asseguradas pelas tecnologias biométricas. Outros mercados emergentes, como o atendimento bancário telefónico e a banca online, também devem ser seguros para os clientes e bancários.
Sistemas de pagamento
Os sistemas de pagamento, tal como os bancos, são particularmente vulneráveis à fraude. Mais uma vez, estão a ser avaliadas várias tecnologias, notando-se que o uso das impressões digitais é a mais difundida. Nesta área, a tecnologia AFIS e a verificação um-para-um são utilizadas para avaliar se o pagamento requerido recebeu uma autenticação legítima.
Outro desenvolvimento que visa revolucionar os pagamentos é o Electronic Benefit Transfer (EBT), que envolve o carregamento de fundos num cartão de plástico. O cartão poderá então ser utilizado para comprar bens em lojas que possuam leitores de vendas especiais. As tecnologias biométricas estão bem preparadas para aproveitar esta oportunidade de mercado e os fornecedores estão a fazer alianças com a comunidade de pagamentos.
Sistemas de computação
Os acessos fraudulentos a sistemas de computadores podem afectar redes de computadores privadas ou a própria Internet. A confidencialidade é perdida e a rede é incapaz de desempenhar toda a sua capacidade, até que toda a segurança seja resgatada. As tecnologias biométricas estão a provar que são mais capazes para garantir a segurança das redes de computadores.
Esta área do mercado tem um potencial enorme, especialmente se a indústria biométrica puder migrar para aplicações de larga escala na Internet. Tal como os dados bancários, a informação corporativa, os números de cartão de crédito, a informação médica e outras formas de dados pessoais tornam-se alvos de ataques, pelo que as oportunidades para fornecedores biométricos crescem exponencialmente.
Imigração
O terrorismo, o tráfico de drogas, a imigração ilegal e uma crescente entrada de viajantes legais estão a deixar as autoridades da imigração com problemas em todo o mundo. É essencial que essas autoridades possam identificar rápida e automaticamente os viajantes com visto temporário e os infractores da lei. As tecnologias biométricas estão a ser utilizadas em diversas aplicações para tornar isso possível.
O Serviço de Imigração e Naturalização dos EUA é um grande utilizador e avaliador de várias tecnologias. Actualmente os sistemas estão localizados em todo o território americano para automatizar o fluxo de viajantes legais e deter imigrantes ilegais. Um pouco por todo o mundo, as tecnologias biométricas estão a cativar os serviços de imaginação de países como a Austrália, Bermudas, Alemanha, Malásia e Taiwan.
Identificação nacional
As tecnologias biométricas estão a começar a ser utilizadas para ajudar os governos no cadastro da população em permanente crescimento, identificação de cidadãos e prevenção de fraudes durante as eleições locais e nacionais. Isto envolve sempre o armazenamento de uma template biométrica num cartão que age como um documento de identificação nacional. A impressão digital está particularmente difundida nesta área e alguns exemplos concretos já estão em uso na Jamaica, Líbano, Filipinas e África do Sul.
Acesso físico
A designação geral de controlo de acessos físicos pode ser usada para ilustrar o desdobramento das tecnologias biométricas que não podem ser categorizadas de outra forma. Não existem limites para os tipos de organizações que utilizam as biometrias para assegurar o movimento físico de pessoas. Em todo o mundo, escolas, estações de energia nuclear e militares, parques temáticos, hospitais, escritórios e supermercados estão a utilizar a biometria para minimizar os problemas de segurança.
Como a segurança se está a tornar cada vez mais importante para pais, empregadores, governos e outros grupos, as tecnologias biométricas serão vistas cada vez mais como uma ferramenta essencial. O potencial das aplicações é infinito. Automóveis e casas, por exemplo, estão sob constante ameaça de roubo, pelo que a biometria pode oferecer a solução de segurança perfeita. Será necessário, no entanto, que as tecnologias biométricas tenham bons preços e sejam comercializadas de forma adequada.
Presídios e delegações de polícia
As aplicações nas delegações de polícia e presídios diferem das forças policiais porque não são utilizadas neste caso para apanhar criminosos, mas sim para garantir que eles são detidos com segurança. Ou seja, trata-se de controlo de acessos físicos para ambientes presidiários e delegações de polícia. Um número surpreendente de prisioneiros simplesmente anda pela prisão fora das celas antes de serem oficialmente resgatados. Está a ser utilizada uma grande variedade de tecnologias biométricas em todo o mundo para assegurar o acesso a prisões, às áreas de detenção nas delegações policiais, a ordens de confinamento doméstico e para regularizar o movimento de presos sob condicional.
Controlo de ponto e monitorização
Os actos de cadastrar e monitorizar o movimento de empregados quando eles chegam ao trabalho era tradicionalmente desempenhado por máquinas de ponto. Entretanto, os sistemas manuais podem ser enganados por alguém que leve o cartão de ponto de outra pessoa. A troca do processo manual por sistemas biométricos previne quaisquer abusos do sistema e pode ser incorporado com o software de gestão de ponto para produzir relatórios de gestão e pessoais.
Baseado em informação publicada no site da CBA (Consultores Biométricos Associados).