DGERT   APCER
Relações de compromisso

Colaboração em Desenvolvimento de Software num Mundo Globalizado


MundoGlobalizado

São cada vez mais os países a trabalhar na construção da governação democrática. Consequentemente, têm pela frente o desafio de criarem instituições e processos com maior capacidade de resposta às necessidades dos cidadãos comuns, incluindo os mais desfavorecidos. O texto que se segue refere-se à cooperação entre o UNDP (United Nations Development Programme) e o Kuwait para a reforma da administração pública.

O objective do UNDP consiste em congregar pessoas em países e em todo o mundo, criar parcerias e partilhar formas de promover a participação, responsabilização e eficácia a todos os níveis. Pretende-se assim que os países reforcem os seus sistemas eleitorais e legislativos, melhorem o acesso à justiça e à administração pública e desenvolvam uma maior capacidade de disponibilização de serviços básicos aos mais necessitados.

A Second Country Cooperation Framework entre o Estado do Kuwait e o UNDP para o período entre 2002 e o presente registou várias intervenções no sentido de reforçar a reforma da administração pública. Foi dada uma ênfase particular à construção de capacidades institucionais e individuais, através da melhoria das funções de planeamento, judiciárias e de auditoria. O UNDP Kuwait também apoiou as mulheres daquele país a entrarem na esfera política, depois de terem adquirido direitos políticos em Maio de 2005. Este aspecto assume especial relevância por se tratar de um país muçulmano.

Por sua vez, a ratificação da United Nations Convention Against Corruption (UNCAC) por parte do Kuwait em 2007 veio instigar algumas iniciativas para a promoção e partilha de conhecimento sobre a implementação da UNCAC. Entre os projectos recentes sob os auspícios da governação democrática está o desenvolvimento e implementação da ISO 9001: 2000 no Information and Decision Support Secretariat dentro do Concelho de Ministros daquele país.

A certificação foi obtida em Julho de 2008 e decorreu no âmbito dos esforços para melhorar as capacidades organizacionais das instituições governamentais do Kuwait. O projecto começou em 2004, envolveu várias fases ? incluindo análises organizacionais extensivas, formação, implementação de sistemas. Após a obtenção da certificação, o Concelho de Ministros começou a recrutar quadros nacionais para o International Registrar for Certified Auditors.

Neste texto falamos de ISO 9001:2000 e de ISO 9001:2008 devido à data em que foi obtida a certificação por parte do Information and Decision Support Secretariat. Em Novembro de 2008, a ISO publicou a norma ISO 9001:2008, que é a edição mais recente deste referencial internacional. A ISO 9001:2008passou assim a ser a quarta edição deste referencial, publicado pela primeira vez em 1987 e que se transformou numa marca de nível global para constituir uma garantia relativamente à capacidade de satisfazer os requisitos de qualidade e de aumentar a satisfação dos clientes na relação entre clientes e fornecedores.

Baseado em informação publicada no site http://www.undp-kuwait.org/.
 

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques