DGERT   APCER
Relações de compromisso

Certificação ISO 9001 - Vantagens ou Simplesmente Burocracia


CertificaçãoISO

Para alguns, a certificação ISO 9001 ainda é entendida como burocracia. Para outros, é uma oportunidade de introduzir reformas para colocar as instituições no caminho da modernização administrativa, conseguindo-se uma maior eficácia e eficiência. No entanto, a prática tem demonstrado várias vantagens nos mais variados sectores, como veremos a seguir.

O propósito da ISO 9001:2000 (actualmente ISO 9001:2008) consiste em proporcionar vantagem competitiva através da qualidade. Trata-se de um standard internacional para a implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado em oito princípios destinados a melhorar o desempenho organizacional. Esses princípios são:

  • Enfoque no cliente;
  • Liderança;
  • Envolvimento das pessoas;
  • Abordagem a processos;
  • Uma abordagem sistémica à gestão;
  • Melhoria contínua;
  • Abordagem factual à tomada de decisão;
  • Relação com os fornecedores mutuamente benéfica.

Uma vez que coloca uma maior ênfase na satisfação dos clientes, na gestão e medição de processos, e na melhoria contínua com um maior envolvimento da gestão de topo, a certificação ISO 9001 ajuda a demonstrar aos clientes que as instituições estão comprometidas com a qualidade. Como se trata de um standard de sistema de gestão da qualidade genérico, pode ser aplicado a qualquer organização, independentemente da sua dimensão, dos seus produtos ou serviços.

Numa dissertação para a obtenção do grau de mestre em administração pública, com o título "Qualidade na Administração Pública - O Impacto da Certificação ISO 9001:2000 na Satisfação dos Munícipes", a autora (Rita de Sousa) teve em conta vários municípios portugueses com certificação chegou a várias conclusões. Começou por referir que, no cenário actual, em que a satisfação dos cidadãos/clientes assume um papel preponderante no seio das organizações públicas, são vários os incentivos à introdução de novas fórmulas e novos instrumentos de gestão no sector público.

Rita de Sousa constatou igualmente que uma nova atitude na forma de administrar entidades públicas levou a que algumas delas aderissem à implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade segundo a norma internacional ISO 9001:2000. A revisão desta norma, em 2000, tornou-a mais simples e, simultaneamente, mais flexível e ajustada ao sector dos serviços. Acrescentando a estes factos a exigência crescente dos cidadãos, viram-se reunidas as condições para que a certificação em serviços públicos se tornasse uma realidade.

Os resultados da análise dos dados obtidos através da aplicação de um inquérito de satisfação a 346 utilizadores do serviço de atendimento autárquico de 13 municípios dos distritos do Porto e Aveiro, permitiram concluir que a certificação em serviços municipais de 107 atendimento tem um efeito positivo na satisfação dos indivíduos. Na sua tese de mestrado, Rita de Sousa também afirmou o seguinte: não obstante ser erróneo generalizar a tendência a todas as vertentes do serviço, é credível concluir que, tal como havíamos conjecturado na hipótese inicial, a certificação ISO 9001:2000 em GMAs (gabinestes municipais de atendimento) faz aumentar o grau de satisfação dos seus cidadãos/clientes. Estas conclusões vêm corroborar um dos pressupostos fundamentais associados à gestão da qualidade: o de que gerir pela qualidade tem como fim último assegurar a satisfação dos clientes.

Experiência de um hospital holandês

Num documento da Emerald, com o título "An ISO 9001 quality management system in a hospital: bureaucracy or just benefits?", é descrita a forma como o The Red Cross Hospital de Beverwijk, Holanda, implementou um sistema de gestão da qualidade ISO 9000 em toda a organização e obteve as certificações ISO 9002:1994 e ISO 9001:2000. As vantagens da utilização das normas ISO foram várias, segundo o documento da Emerald, nomeadamente as que se seguem:

  • Foi o restabelecido o enfoque nos pacientes;
  • Todos os processos são identificados ou sujeitos a melhoria contínua;
  • Foram introduzidas medições de desempenho e obtida uma imagem integrada dos resultados;
  • As medições contribuíram para a melhoria subsequente da qualidade dos cuidados de saúde prestados e para a introdução de melhorias no sistema da qualidade;
  • O sistema de documentação serve as necessidades da organização sem provocar burocracia;
  • Puderam ser demonstrados efeitos positivos na segurança dos pacientes comparativamente a outros 10 hospitais

O caso vietnamita

A província de Dong Nai, no Vietname, está a levar a cabo a sua reforma administrativa pública com base no sistema de controlo da qualidade ISO 9001:2000. A informação veiculada pelo site da província refere que, após a sua implementação, o programa criou uma boa motivação para as empresas, melhorou a produtividade e a qualidade na integração de processos, e melhorou a imagem das empresas.

Apesar das empresas ainda não terem obtido a certificação ISO 9001:200 (o programa é para o período de 2006 a 2010), já conseguem lidar com as tarefas como planeado. Além disso, afirma-se igualmente que alguns procedimentos foram encurtados, ajudando os líderes a terem um maior controlo sobre as actividades das suas empresas, ou a determinarem as funções e responsabilidades de cada empregado e departamento.

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques