A separação de artigos, em qualquer armazém de mercadorias, é a actividade que consome mais mão-de-obra e a mais cara. O custo da recolha de dados pode chegar aos 55 por cento da despesa total de funcionamento do armazém.Todos os erros gerados na recolha dos dados das encomendas a fornecedores e clientes podem conduzir a um serviço insatisfatório e ao aumento dos custos operacionais para o armazém e, consequentemente, para toda a cadeia de abastecimento.
Numa altura em que cada vez mais empresas olham para a redução dos custos e para o processo contínuo de melhoraria da produtividade nos seus armazéns e centros de distribuição, a implementação de terminais portáteis ganha maior expressão no recurso a soluções de "orderpicking". Por esta razão, os profissionais da logística consideram a recolha de dados no armazém como uma área de elevada prioridade para a melhoria da sua produtividade.
No decorrer dos últimos anos, as necessidades industriais e de distribuição tornaram os processos de recolha de dados mais importantes e complexos. Na indústria há cada vez mais movimentos baseados em lotes, números de série, tamanhos, datas de validade... Ou seja, existe cada vez mais a necessidade de uma maior personalização das ordens de produção e do produto, tendo como objectivo a redução dos tempos e do ciclo de produção.
Na área logística, para se prestar um melhor serviço aos clientes e para se conseguir a redução dos custos associados ao stock, as empresas procuram proceder à entrega das encomendas cada vez mais rápido, dentro de janelas de tempo cada vez mais apertadas. Alguns armazéns de menor dimensão estão a ser substituídos por armazéns maiores para se conseguirem economias de escala. Nestes armazéns de maior dimensão, o volume diário de movimentos é superior, conseguindo-se um maior número de operações numa janela do tempo mais curta.
Na cadeia de abastecimento é cada vez mais necessário proceder à recolha de produtos vindos dos clientes, a fim de redistribui-los a outros clientes. A implementação de soluções de recolha de dados baseadas em terminais portáteis tem um impacto imediato em todo o trabalho no armazém, conseguindo-se deste modo um melhor desempenho de toda a cadeia de abastecimento.
Entre o momento em que uma encomenda é enviada para o armazém e o momento em que chega ao seu destino, existe uma grande quantidade de movimentos que podem gerar erros e perdas de tempo. As soluções móveis disponibilizam sistemas inovadores para a área logística, permitindo atingir uma maior produtividade por pessoa.