DGERT   APCER
Relações de compromisso

O Que é Uma Solução Open Source?


Tal como o próprio nome indica, uma solução open source é uma aplicação cujo código está "aberto". Ou seja, o utilizador pode contribuir para a própria evolução da ferramenta ?mexendo? no próprio código.

Como grandes vantagens, entre outras, as soluções open source apresentam:

  • Baixo custo das licenças;
  • Actualizações permanentes;
  • Troca de experiências, dúvidas e informações na comunidade do respectivo produto;
  • Facilidade em dividir a aplicação em módulos, utilizando só os necessários;
  • Integração com outras ferramentas, interligando os componentes disponíveis através da reutilização das fontes (código);

No entanto, nem tudo são vantagens no mundo open source, pois temos sempre o ?outro lado da moeda?. Desta forma, as desvantagens destas soluções incluem as que se seguem:

  • Produtos ainda longe de serem amigáveis para os utilizadores em geral, estando muito dependentes de técnicos especialistas para programarem novas necessidades.
  • Maior dificuldade de implementação ? nem sempre temos ferramentas gráficas facilitadoras de trabalho; existe maior dificuldade em encontrar a origem dos erros e corrigi-los; falta de manuais explicativos.
  • Poucas implementações ainda no mercado.
  • Inexistência de uma versão estável do produto, uma vez que se trata de produtos ?vivos?, em que toda a comunidade pode acrescentar valor, levando à existência de um conjunto de módulos que vão evoluindo de forma independente.
  • Falta de suporte credenciado na solução, dependendo da comunidade para a resolução de problemas.
  • Inexistência de vínculos contratuais.

As soluções open source exigem muito mais trabalho, estudo e conhecimento por parte dos implementadores, devido à permanente evolução do produto e à pouca maturidade das versões lançadas, de forma a não comprometer o tempo de implementação com dificuldades associadas ao produto, pois facilmente os custos totais do projecto se aproximariam das soluções dos fabricantes de soluções de BI (Business Intelligence), perdendo-se assim a grande vantagem do baixo custo das soluções open source.

Estes produtos assumem uma vantagem muito competitiva quando associados com outras peças de software desenvolvidas em ambientes tecnologicamente compatíveis, permitindo associar componentes de BI (catálogos de metadata, motores OLAP, modelos de relatórios, ?) a produtos/soluções que estejam a ser desenvolvidos para mercados específicos. Desta forma, é possível criar um ambiente BI estável e facilmente replicáveis, baixando assim o risco de implementação. Na secção Caso apresentamos um exemplo concreto onde se espelham de uma forma prática as vantagens e desvantagens deste tipo de aplicações em BI.
 

Produzido em 2008

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques