O projecto miGOVtic (www.migovtic.com) responde de uma forma sistemática às questões normalmente colocadas, por um lado, pelos responsáveis das organizações e suas equipas (comunidade alvo) e, por outro, à comunidade académica, professores e alunos, sempre que confrontados com a necessidade de reflectirem sobre a problemática da governação das TIC (tecnologias de informação e comunicação) e da avaliação de uma organização sob a perspectiva da incorporação dos indicadores de desempenho dos processos de tomada de decisão de gestão das TIC. Tem igualmente como enfoque a implementação e auditoria desses mesmos processos e, a estes, associados objectivos de controlo, factores críticos de sucesso, bem como os respectivos indicadores de desempenho (de objectivos e de processos).
Os problemas surgem normalmente com a dificuldade de saber por onde começar e como pegar na questão rumo à solução ? o que, na prática, se resolve com uma metodologia estruturada e com processos associados ? como é o caso do projecto miGOVtic.
Os problemas persistem normalmente na fase subsequente, envolvendo a operacionalização da metodologia no terreno ? o que, na prática, se resolve com a disponibilização de um modelo de referência adequado e cobrindo a gama de necessidades ? isto é, passando pelo diagnóstico, acabando na auditoria, passando pela implementação e monitorização das melhores práticas associadas à boa governação das TIC ? como é o caso do projecto miGOVtic.
As respostas estruturadas a todos estes problemas transferirão competências para o lado dos interessados, dando-lhes segurança e domínio sobre os assuntos relevantes, possibilitando objectivamente tomar decisões precisas e mais adequadas a cada situação. As áreas operacionais tratadas no âmbito do projecto miGOVtic são as seguintes:
O projecto miGOVtic, através de um conjunto de manuais e de colectâneas com conteúdos detalhados, bem como através da disponibilização da ferramenta ?web?, tratando de matérias muito especificas e também muito actuais, proporcionará, por exemplo, aos responsáveis das empresas e suas equipas, e à comunidade académica (professores e alunos), um acervo de informação crítica de suporte à implementação e monitorização das melhores práticas de governação das TIC.
Esta matéria, tão crítica para o desenvolvimento de estratégias empresariais de sucesso, promove a melhoria dos índices de produtividade e de competitividade, através da incorporação nas cadeias de valor dos negócios de sistemas de decisão e de acompanhamento do desempenho dos mesmos.
Produzido em 2008