DGERT   APCER
Relações de compromisso

Sistemas de Gestão de Conteúdos de Aprendizagem e Repositórios Digitais


Um LCMS (Learning Content Management System) é um sistema (geralmente web-based) utilizado para criar, gerir, indexar, publicar e disponibilizar conteúdos didácticos (designados por "Learning Objects", LOs) com um nível de granularidade e reutilização muito superior ao conseguido com os LMSs (Learning Management Systems).

Um LCMS combina as funções tradicionais de índole administrativa e de gestão, com as funções de criação de conteúdos e estruturação personalizada próprias de um CMS (Content Management System). Como tal, num LCMS vão existir inúmeros arquivos de conteúdos didácticos arquivados que podem ser utilizados de forma independente, ou como parte de um processo formativo mais amplo (um objecto de aprendizagem múltiplos cursos múltiplos utilizadores).

As possibilidades oferecidas por estes sistemas são inúmeras, nomeadamente:

  • Os instructional designers podem criar novos conteúdos didácticos que enderecem necessidades formativas específicas ou podem criar novos cursos a partir de conteúdos didácticos preexistentes;
  • Os editores (ou instructional designers seniores) podem verificar novos conteúdos ou novos cursos e darem a sua aprovação para publicação, ou solicitarem um processo de revisão;
  • Os tutores podem definir regras de personalização, que permitam instanciar os conteúdos didácticos em função dos perfis de utilizador;
  • Os gestores de formação podem armazenar ou remover conteúdos didácticos que já não sejam necessários.
  • O repositório de objectos de aprendizagem é um banco de dados central, no qual os conteúdos de aprendizagem são armazenados e geridos. É deste ponto que os objectos de aprendizagem individuais, ou são disponibilizados individualmente a utilizadores, ou como componentes de grandes módulos de aprendizagem, ou inclusivamente como cursos completos, dependendo das necessidades individuais de aprendizagem. A produção formativa pode ser apresentada via Web para e-Learning (AICC, SCORM, etc.), CD-ROM, HTML. O mesmo objecto pode ser usado tantas vezes e para tantos fins quanto se pretender.

O SCORM (ou Sharable Content Object Reference Model - modelo de referência para partilha de objectos de conteúdos/aprendizagem) consiste num conjunto de especificações técnicas inter-relacionadas, construído a partir das especificações AICC, IMS e IEEE, para criar um "modelo de conteúdos" único. Estas especificações visam permitir a reutilização dos conteúdos de e-Learning por múltiplos ambientes e produtos.

O SCORM é composto por três secções principais:

  • Uma Extensible Markup Language (XML) - especificação básica para representar as estruturas do curso (assim, os cursos podem ser movidos de um servidor/LMS para outro);
  • Um conjunto de especificações relacionadas com a gestão do sistema, incluindo uma API, conteúdo para o modelo de dados do LMS, e uma especificação de lançamento do conteúdo;
  • Uma especificação para criar/registar os dados dos cursos, conteúdos e elementos habituais dos media.

O SCORM permite:

  • A utilização de cursos pequenos, reutilizáveis, partilháveis;
  • A fácil descoberta de cursos de aprendizagem (permite a criação de repositórios de cursos correlacionados);
  • A possibilidade de encontrar e mover cursos inteiros;
  • O desenvolvimento dos sistemas de aprendizagem adaptáveis que visam proporcionar a concepção do percurso formativo mais adequado face às necessidades individuais de cada formando/colaborador.
  • Learn eXact - Learning Content Management System

A plataforma Learn eXact é um sistema integrado que permite criar, gerir e disponibilizar conteúdos para e-Learning. É baseada inteiramente em normas e especificações internacionais, no que respeita a indexação (metadados), assemblagem (packaging) e rastreabilidade - em conformidade com o modelo CMI (Computer Managed Instruction) de objectos de aprendizagem.

Estas especificações incluem:

  • IMS (www.imsproject.org), que cobre a indexação de material, LOs (Learning Objects) e conteúdos através de metadados (IMS Metadata, adoptado pelo SCORM), assemblagem de LOs em conteúdos (IMS Content Packaging, adoptado pelo SCORM), e dados de utilizador (IMS Enterprise);
  • ADL/ CORM (www.adlnet.org), que abarca a criação, disponibilização e rastreabilidade de conteúdos (SCORM Run Time Environment);
  • AICC (www.aicc.org), que deu origem ao modelo de rastreabilidade adoptado pelo SCORM.

Para além do total suporte das especificações IMS e SCORM, relativos à gestão de conteúdos, o Learn eXact suporta ainda (i.e. importa, exporta e converte) um conjunto de especificações proprietárias, nomeadamente:

  • AICC (www.aicc.org), ficheiros ASCII com a estrutura dos cursos, concebido pela American Avionic Industry nos anos 80 com o objectivo de garantir a interoperabilidade dos cursos;
  • LRN ( www.microsoft.com ), dialecto Microsoft da especificação IMS;
  • KOD (www.kodweb.org), uma extensão do formato IMS Content Packaging do Projecto Knowledge on Demand;
  • WEBCT (www.webct.com), extensão proprietária da WEBCT, do formato IMS Content Packaging para migração de conteúdos;
  • Esquema de indexação de metadados Dublin Core.

O LCMS da plataforma learn eXact é constituído por dois módulos independentes e interoperáveis:

  • eXact Packager. É o módulo cliente/servidor que permite a criação de conteúdos, quer como cursos completos (em diversos formatos normalizados ou proprietários), quer como objectos de aprendizagem (LOs). Este módulo pode ainda ser utilizado para indexar, arquivar ou aceder a conteúdos arquivados no eXact Lobster através de metadados, bem como para gerir o workflow e os perfis dos recursos no processo de produção de conteúdos.
  • eXact Lobster (Learning Objects Brokerage e SToragE Repository). É o repositório digital (local ou remoto) utilizado pelo Packager para armazenar e aceder a objectos de aprendizagem e cursos indexados. Este repositório é baseado no servidor Tamino XML da Software AG (www.softwareag.com). O módulo Lobster é ainda utilizado para registar a informação dos utilizadores e efectuar a rastreabilidade das suas acções.

Existe ainda o eXact Glove, que neste caso é o módulo responsável pela visualização dos cursos e dos conteúdos ao produtor e revisor de conteúdos. O eXact Glove tem mais potencialidades quando é uma ferramenta agregada ao LMS da Solução Learn eXact, o eXact Siter. Estes conteúdos podem ser entregues em workstations, palmtops?, graças à flexibilidade permitida pela tecnologia XML, que é a base de toda a plataforma Learn eXact.

eXact Lobster - repositório de conteúdos

O Learn eXact Lobster armazena activos de hipermédia (objectos) num repositório separado e atribui-lhe um rótulo (metadados), permitindo uma elevada velocidade de armazenamento e de recuperação com mínimo impacto no desempenho global do sistema. Isto proporciona a existência de um único ponto de manutenção para todos os activos, independentemente do número de vezes e de onde são usados.

O sistema Learn eXact permite a criação colaborativa de conteúdos, através da disponibilização de funcionalidades específicas, como working areas (áreas de trabalho), review workflow (fluxos de revisão e aprovação) e content maps (mapas de conteúdos). Existem ainda outras funcionalidades relevantes, como a gestão de versões e a edição Web de objectos de aprendizagem e pacotes.

a) Working areas (áreas de trabalho)

Uma working area é um ambiente colaborativo de autoria de conteúdos, onde diversos intervenientes no processo de produção de conteúdos podem trabalhar conjuntamente com o objectivo de produzir recursos técnico-pedagógicos (recursos, objectos de aprendizagem e cursos) para eLearning.

Cada working area tem um líder (responsável) que gere e coordena a equipa, e que dispõe de permissões especiais sobre os materiais produzidos na área de trabalho. Em particular, na working area, o líder pode partilhar acessos e dar permissões a qualquer membro da equipa sobre conteúdos que são sempre geridos através de mecanismos de check-in/check-out. Para além desta partilha, é ainda possível utilizar salas de conversação (chat rooms) e fóruns de discussão para facilitar o processo de comunicação dentro da equipa.

b) Review workflow (fluxos de revisão/aprovação)

O processo de revisão de conteúdos é uma fase crucial do processo de produção de conteúdos. Tal como a colaboração no processo de produção, também o processo de revisão decorre dentro das working areas. O responsável pela produção de conteúdos é, para além de líder de uma working area, o gestor do processo de revisão que decorre dentro dessa mesma working area, enquanto que os utilizadores com perfil "reviewer" são envolvidos no processo de garantia da qualidade do resultado final.

Qualquer conteúdo que se encontre numa working area pode passar por um ou mais processos de revisão. O líder da working area inicia, monitoriza e gere todas as etapas, passo a passo, do processo de revisão, atribuindo tarefas e permissões, e distribuindo responsabilidades dentro do processo.

c) Content maps (mapas de conteúdos)

A plataforma Learn eXact permite aos utilizadores publicarem ou acederem a conteúdos através de mecanismos partilhados de classificação. A classificação no Learn eXact é obtida através de mapas de conteúdos (content maps), ou seja, através de mapas/árvores que permitem a estruturação baseada em taxinomia, que descrevem uma estrutura de conceitos ou categorias, na qual os utilizadores podem navegar para encontrarem (ou publicar no repositório) conteúdos relacionados com uma ou mais categorias do mapa de conteúdos.

Os diferentes ambientes de trabalho do Learn eXact (produção ou disseminação) disponibilizam diferentes formas de acesso aos mapas de conteúdos, por forma a endereçarem a interface mais adequada em função do contexto de interacção.

eXact Packager - ferramenta de autoria de conteúdos

Esta aplicação é usada para criar os objectos de aprendizagem reutilizáveis que estão acessíveis no repositório. A aplicação está automatizada de forma a proporcionar aos formadores modelos e capacidades de storyboarding que incorporam princípios de concepção educacional. Ao utilizarem estes modelos, os autores podem desenvolver um curso inteiro usando objectos de aprendizagem existentes no repositório, criar novos objectos de aprendizagem, ou elaborar uma combinação de objectos antigos e novos.

A ferramenta também pode ser utilizada para converter rapidamente "bibliotecas" de conteúdos da organização, pela combinação de elementos multimédia, interfaces personalizados e metodologias de formação. Um autor pode ser um colaborador da organização ou um fornecedor externo do serviço.

Genericamente, as funcionalidades (apresentadas na interface de utilizador) disponibilizadas pelo eXact Packager são:

  • Classificação de recursos (resource tagging). Os recursos podem ser importados a partir de um sistema local ou remoto e indexados através de metadados IMS 1.1 e 1.2 ou Dublin Core (DC). Estes recursos indexados podem depois ser publicados no Lobster para posterior pesquisa e reutilização por quem assemble LOs ou cursos.
  • Estes recursos podem ser quaisquer ficheiros independentemente do seu formato (MS Office, imagens em qualquer formato normalizado, animações, vídeo em qualquer formato normalizado...).
  • Objectos de aprendizagem (LOs). Os LOs podem ser instanciados ou criados. Estão disponíveis alguns templates (por exemplo, testes em formato IMS QTI e slideshows, páginas HTML), podendo ser criados outros no que respeita à estrutura XML. Pode ser utilizada a style sheet (XSL, um formalismo normalizado para expressar informação semântica de uma estrutura XML) disponível para instanciar LOs, ou então podem ser geradas novas style sheets de acordo com os layouts necessários. Os LOs podem ser indexados com metadados IMS ou DC e publicados no Lobster. A criação de LOs com tracking permite optar entre as especificações SCORM ou AICC.

Em termos de disponibilização, o utilizador também pode assemblar um curso a partir de LOs num dos seguintes formatos:

  • SCORM 1.2;
  • SCORM 2004;
  • IMS Content Package 1.1.2;
  • AICC nível 1;
  • Outros formatos proprietários.
  • Utilizando um plug-in opcional, é ainda possível criar cursos para disponibilização através de CD-Rom, sem a necessidade de utilização de uma plataforma LMS.

Em resumo, a interface aplicacional permite a assemblagem de cursos através da utilização de comandos simplificados, como o drag and drop. O utilizador pode utilizar inúmeros tipos de conteúdos (desde recursos a cursos) e arrastá-los para representações gráficas da estrutura do curso.

Os pacotes gerados podem ser indexados através de metadados IMS ou DC e publicados no eXact Lobster. Os recursos e cursos podem ser abertos a partir do file system ou importados do Lobster. O módulo Packager disponibiliza uma interface de pesquisa sobre o repositório eXact Lobster.

Fernando Pinto, consultor na unidade estratégica de negócio e-Learning da Sinfic.


Produzido em 2007

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques