Tão dispendioso como a compra e manutenção de sistemas de ERP e CRM, é o verdadeiro custo das oportunidades perdidas por não se tirar partido deles - as vendas que não são realizadas, os lucros que não são obtidos, o relacionamento entre os clientes e os parceiros que não é cimentado, e o mercado que não é descoberto.
Os sistemas de ERP e CRM foram concebidos antes do nascimento do conceito 24/7, da economia global via Web. Hoje em dia, os clientes e os parceiros exigem um acesso fácil às informações sobre produtos e serviços, produção, datas de expedição, e estado das encomendas. São muitas vezes pressionados por tolerarem empresas que tornam difícil a colocação de uma encomenda, ou por lhes apresentar diferentes e inconsistentes preços ou termos de encomenda.
Os parceiros de negócio, tal como os negociantes e revendedores, dispõem de poucos recursos e são pressionados pelo tempo despendido a dar entrada de encomendas manualmente, ou por fazerem várias chamadas para um serviço de apoio ao cliente demasiado sobrecarregado. Eles querem e precisam de uma experiência única como consumidores através do telefone, online ou pessoalmente.
Uma empresa não pode fornecer aos seus clientes e parceiros de negócio uma experiência online personalizada e única sem uma aplicação completa de eBusiness que integre com os seus investimentos em ERP e CRM.
O que é necessário?
As empresas devem acelerar o seu investimento na actualização das suas plataformas de eBusiness/eCommerce. As empresas dedicadas ao comércio B2B (business to business) devem focar o seu investimento em tecnologias que reduzam o envolvimento humano para concluir encomendas.
A plataforma ideal de eBusiness deve fornecer informação consistente e personalizada sobre produtos e serviços, inventário, preços, termos e condições, opções do serviço e outras áreas vitais ao longo de qualquer canal - Internet, telefone, e-mail ou através de ligações XML ou EDI. Essa informação deve ser fornecida, tanto a utilizadores internos, como a clientes e parceiros (revendedores, distribuidores e fornecedores) ao longo de toda a cadeia de valor.
Os sistemas de eBusiness devem expandir as tradicionais fronteiras dos sistemas de ERP e CRM, automatizar os processos de venda e encomenda de modo a poupar tempo e dinheiro e a fazer com que se torne mais fácil para as empresa fazerem negócio através dele. Um sistema como este mostra uma única face ao consumidor, uma vez que esconde toda a complexidade das operações do vendedor para concretizar a venda, dando-lhes uma visão única com informações e processos importantes, em vez de forçar o negócio com os seus processos internos.
Um sistema de eBusiness torna mais fácil, para os clientes e outras partes, a obtenção de informações sobre os produtos e a sua configuração, bem como sobre os serviços, encomenda e actualização dessa informação. Torna-se mais fácil para a força de vendas da empresa organizar e apresentar a informação online, e partilhar informações vitais sobre o negócio e sobre os clientes com os seus parceiros de canal. Tornando as transacções mais simples para os clientes, uma aplicação completa de eBusiness pode fazer a diferença entre um cliente fazer uma compra ou desistir, ou entre um revendedor se tornar num parceiro valioso ou decidir encontrar outro vendedor.
Crescimento das vendas, aumento das margens, melhoria na satisfação dos clientes, aumento das vendas do canal - no final, todos estes factores têm um impacto material.
Produzido em 2007