A imagem, a competitividade e a organização das empresas que actuam na área da manutenção podem ser fortalecidas consideravelmente com a ajuda de uma solução que combine a tecnologia RFID e a mobilidade. A automatização dos processos com a ajuda de terminais portáteis elimina grande parte dos suportes em papel - que costumam ser fontes de introdução e de multiplicação de erros nos dados sensíveis da gestão de uma empresa. Os arquivos informatizados permitem uma rastreabilidade avançada dos serviços executados.
A utilização de um sistema que integre a tecnologia RFID fornece uma solução fiável na identificação de equipamentos e no controlo das operações da manutenção. As vantagens deste tipo de solução podem ser definidas como segue:
Vantagens da tecnologia RFID
A associação de uma etiqueta RFID de leitura/escrita a um equipamento permitirá a distinção absoluta de todos os elementos a inspeccionar. Essa "etiqueta electrónica" de leitura/escrita, encapsulada num molde predefinido será colocada no equipamento a inspeccionar. A etiqueta contém na sua memória um número único, permitindo a identificação de cada um dos materiais a inspeccionar. A memória disponível também permite, por exemplo, a escrita de informações ligadas à manutenção e às inspecções periódicas.
Uns terminais portáteis, equipados de um módulo RFID, permitirão a leitura e a escrita de informações memorizadas na etiqueta electrónica associada ao equipamento. Todos os documentos em formato papel poderão ser substituído ou transformados em ecrãs de terminais portáteis, e de seguida registados automaticamente numa base de dados central.
O operador grava assim e directamente os dados no terminal através de uma simples leitura da etiqueta. O número do equipamento inspeccionado e alguma informação é gravada nas etiquetas RFID, provando a passagem do técnico pelo local.
A solução é muito mais ergonómica do que a utilização de um suporte em papel, sobretudo quando as condições meteorológicas são más. O ciclo de inspecção menos penoso poderá ser encurtado, garantindo assim um maior controlo dos equipamentos - controlo das acções de manutenções preventivas e correctivas.
Produzido em 2006