DGERT   APCER
Relações de compromisso

A Tecnologia RFID Aplicada na Manutenção


A imagem, a competitividade e a organização das empresas que actuam na área da manutenção podem ser fortalecidas consideravelmente com a ajuda de uma solução que combine a tecnologia RFID e a mobilidade. A automatização dos processos com a ajuda de terminais portáteis elimina grande parte dos suportes em papel - que costumam ser fontes de introdução e de multiplicação de erros nos dados sensíveis da gestão de uma empresa. Os arquivos informatizados permitem uma rastreabilidade avançada dos serviços executados.

A utilização de um sistema que integre a tecnologia RFID fornece uma solução fiável na identificação de equipamentos e no controlo das operações da manutenção. As vantagens deste tipo de solução podem ser definidas como segue:

  • Garantia do seguimento e do registro de todas as operações efectuadas nos equipamentos.
  • A etiqueta RFID (associado a um número único) tem a capacidade de registrar, de forma automática, as informações relativas ao historial do equipamento.
  • Data da última intervenção efectuadas nos elementos sujeitos a manutenção e identificação do técnico responsável pela informação.
  • Aceleração e fiabilidade na actualização de uma base de dados central.
  • Fiabilidade dos dados. A leitura via terminal das etiquetas RFID e o preenchimento automático de campos predefinidos num formulário informatizado aumenta drasticamente a exactidão dos dados emitidos para a base de dados central.
  • Provas irrefutáveis das inspecções. O módulo RFID contém a prova legível da passagem de um técnico no local, guardando os últimos dados da inspecção/manutenção.
  • Resistência às intempéries. A solução RFID destina-se a facilitar o seguimento das operações de inspecção e dos equipamentos em todo o tipo de terreno. Cada um dos elementos sujeitos a manutenção é claramente identificado com uma etiqueta especialmente concebida para resistir às condições mais exigentes.

Vantagens da tecnologia RFID


A associação de uma etiqueta RFID de leitura/escrita a um equipamento permitirá a distinção absoluta de todos os elementos a inspeccionar. Essa "etiqueta electrónica" de leitura/escrita, encapsulada num molde predefinido será colocada no equipamento a inspeccionar. A etiqueta contém na sua memória um número único, permitindo a identificação de cada um dos materiais a inspeccionar. A memória disponível também permite, por exemplo, a escrita de informações ligadas à manutenção e às inspecções periódicas.


Uns terminais portáteis, equipados de um módulo RFID, permitirão a leitura e a escrita de informações memorizadas na etiqueta electrónica associada ao equipamento. Todos os documentos em formato papel poderão ser substituído ou transformados em ecrãs de terminais portáteis, e de seguida registados automaticamente numa base de dados central.


O operador grava assim e directamente os dados no terminal através de uma simples leitura da etiqueta. O número do equipamento inspeccionado e alguma informação é gravada nas etiquetas RFID, provando a passagem do técnico pelo local.


A solução é muito mais ergonómica do que a utilização de um suporte em papel, sobretudo quando as condições meteorológicas são más. O ciclo de inspecção menos penoso poderá ser encurtado, garantindo assim um maior controlo dos equipamentos - controlo das acções de manutenções preventivas e correctivas.
 
 
 


Produzido em 2006

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques