O que vemos hoje em dia nos ecrãs dos nossos computadores de secretária, portáteis, PDAs (assistentes digitais pessoais) e noutros dispositivos, pouco ou nada nos faz lembrar dos seus antecessores, com fundo preto e letras naquele verde gritante. Actualmente, as janelas coloridas com botões, caixas e desenhos permitem uma utilização fácil e agradável, a que até uma criança não consegue resistir. No entanto, na senda do caminho da simplicidade e da usabilidade, existe um grande número de potenciais erros GUI Interface gráfica com o utilizador) que podem ser cometidos pelos especialistas em desenho e em desenvolvimento.
Nunca foi tão fácil construir uma interface para aplicações ou para a Web. O segredo reside nas ferramentas GUI, templates grátis, etc. Depois é só clicar, clicar, clicar; arrastar, arrastar, arrastar. E já está. Não mexa mais! Pois bem, em muitos destes casos, o utilizador desta aplicação poderá perder rapidamente a paciência e não mexer mais.
O desenho de uma interface implica mais trabalho do que conceber ecrãs com um conjunto de controlos, imagens e um botão "submeter". É uma ciência de extrema complexidade, que envolve equipas multidisciplinares e estudos constantes em laboratórios e em ambientes de trabalho com utilizadores reais. Felizmente, os resultados dos mesmos, realizados ao longo das últimas décadas, desde o aparecimento do Xerox Star, encontram-se resumidos em normas e guias de orientação.
Assim, o trabalho dos especialistas em desenho e em desenvolvimento é facilitado através de ferramentas modernas de GUI, que incluem mecanismos para evitar alguns dos erros, bem como checklists e formação específica nesta área. Também se pode aprender desenhar GUIs profissionais com os bons exemplos de aplicações populares, embora possamos observar que algumas inovações aparentemente úteis desapareceram (ou desaparecerão) ao longo dos anos.
Ainda existem erros GUI?
Tudo indica que ultrapassamos as maiores dificuldades nos últimos cinco anos, pelo menos nos ambientes da computação pessoal (PC). Os novos dispositivos, tais como os PDAs, estão a abrir novas oportunidades para deixar os utilizadores num estado de desespero. Mesmo assim, continuam a existir e a ser desenvolvidas aplicações com erros GUI que podiam ser evitados facilmente. Normalmente, as razões que estão na base de tais erros são as seguintes:
Contudo, a razão principal para que se continuem a cometer erros comuns na área das GUI é o Desconhecimento dos erros GUI mais comuns.
Produzido em 2006