DGERT   APCER
Relações de compromisso

Georeferenciação Por GPS e Comunicações


A tecnologia GPS associada a um equipamento móvel pode melhorar a rentabilidade de uma empresa. Com esta tecnologia, é possível identificar a posição e a velocidade de qualquer equipamento móvel, a qualquer instante e em tempo real.


A navegação em tempo real é uma das principais soluções aplicadas ao sistema GPS. Os excelentes desempenhos e o baixo custo de um módulo GPS fazem deste sistema um instrumento perfeito para controlar qualquer tipo de negócio. É assim possível:

  • Seguir em directo a actividade dos funcionários;
  • Localizar em tempo real todos os veículos e/ou colaboradores;
  • Agir em tempo real para optimizar os tempos de intervenção;
  • Facturar mais, seleccionando os técnicos melhor situados para intervenções mais rápidas e eficazes;
  • Reduzir as horas extraordinárias dos colaboradores, controlando o trabalho realmente efectuado.
  • Comunicações


Podemos distinguir basicamente três categorias de comunicações, que passamos a abordar de forma resumida.


1. Radiofrequência

A nível da radiofrequência, a norma rádio mais corrente é norma 802.11 (b, ds, g), utilizadas principalmente para a gestão de armazém e de manutenções. Os terminais portáteis ligados via rádio por emulação podem aceder a qualquer aplicações em servidores de todo o tipo - AS400,UNIX,Windows Server, etc. - via emuladores gráficos ou de texto.


2. GSM, GPRS, UMTS

Estas tecnologias são utilizadas em equipamentos móveis, fora das empresas, permitindo o acesso a dados e a sincronização de dados relativos ao trabalho efectuado directamente no cliente, sem obrigar o técnico ou o vendedor a passar pela empresa no final do dia a fim de entregar documentos.


Exemplo:

  • Prevenda: Lançamento de encomendas.
  • Field services: Emissão de folha de serviço digital para facturação imediata.


Em teoria, as velocidades de comunicação permitidas pela tecnologia UMTS também facilitam o acesso a aplicações do tipo cliente/servidor (browser, emulação, webservices etc.


3. Comunicações locais

Nesta vertente destacam-se as tecnologias Bluetooth, IRDA, portas séries RS232, RS485. Permitem a comunicação com periféricos, impressoras, telemóveis, etc. Como exemplos da utilização destas tecnologias, podemos referir a impressão de facturas ou de folhas de serviço no cliente.


As portas séries RS232 e RS485, através da ligação a equipamentos compatíveis, podem permitir a extracção de informação contida em computadores de bordo para diagnósticos de avarias - por exemplo, em comboios, aviões , maquinas de cafés automóveis, elevadores, etc. Quando associada a terminais portáteis, esta tecnologia facilita a reparação e o diagnóstico.
 

Produzido em 2006

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques