Lisboa, 6 Outubro de 2008: Ao desenvolver o projecto de integração de processos e sistemas do CITRI, a SINFIC, através da sua Unidade Estratégica de Negócio (UEN) Sistema e Aplicações, aplicou uma solução à medida do seu software S4, originando um novo produto no mercado de gestão ambiental. A adaptação perfeita do S4 às necessidades de uma empresa de gestão de resíduos, e ao funcionamento do CITRI em particular, significou ganhos substanciais de produtividade na empresa.
Integrado na Sapec Química, parte do Grupo Sapec, o CITRI abriu actividade em 2002. Localizada em Setúbal, a empresa dedica-se à recepção e tratamento de resíduos industriais não perigosos, essencialmente lamas de processo, embalagens industriais e produtos avariados. As instalações da empresa incluem uma plataforma de triagem (separação de resíduos utilizáveis e não utilizáveis) um aterro controlado, um laboratório de análise de àguas e resíduos e uma unidade de osmose inversa (para tratamento dos lixiviados).
Exercendo uma actividade que implica investimentos avultados e um modelo de negócio (de certo modo) inverso ao comum - os clientes entregam a matéria prima e os fornecedores recolhem-na - o CITRI é confrontado com o desafio de harmonização dos seus processos e de eficiência produtiva e financeira da empresa.
Na vanguarda tecnológica do sector, a vários níveis, o CITRI procurou a solução ERP que melhor conseguisse superar as suas necessidades, contribuindo para a produtividade e rentabilidade geral da empresa.
A escolha acabou por recair no S4, ferramenta desenvolvida pela SINFIC, do qual já existia conhecimento dentro do grupo Sapec. Sendo já de si uma das (senão a) soluções mais integradas e costumizáveis disponiveis no mercado português, o S4 acabou por superar todas as expectativas, demonstrando, nas palavras de Mário Santos, director geral do CITRI, "uma versatilidade surpreendente na resposta às solicitações do negócio e à volatilidade da legislação do sector". A ferramenta da SINFIC tem permitido ao cliente a gestão da empresa, desde o pedido do fornecedor de resíduos à (extremamente burocrática) notificação das autoridades públicas sobre os materiais recebidos e reencaminhados, passando por áreas mais "clássicas" como a contabilidade e gestão financeira da empresa. Os resultados obtidos levaram mesmo Maria da Luz Galamba, consultora externa do CITRI, a considerar esta solução como única e pioneira no mercado ibérico.
Segundo Carlos Silva, gestor da UEN Sistemas e Aplicações, "a SINFIC teve o maior prazer em aceitar o desafio lançado pelo CITRI, o qual lhe permitiu explorar o vasto potencial da solução S4, e orgulha-se de ter contribuído para o impressionante aumento de produtividade do CITRI desde a sua abertura". Na verdade, nos primeiros anos de actividade, e sem grandes incrementos ao nível de recursos humanos, o CITRI multiplicou por seis a sua produtividade.
Como âncora da actividade da UEN de Sistemas e Aplicações da SINFIC, o S4 é essencialmente aplicado no segmento de médias empresas, atingindo volumes de negócios anuais entre os 5 e 50 milhões de euros. Através do projecto desenvolvido com o CITRI, esta solução nacional, que permite uma verticalização total dos processos de uma empresa, tem agora disponível um produto inovador, específico ao mercado de gestão ambiental.