A CAF (Common Assessment Framework) é um método de auto-avaliação das organizações da administração pública europeia. Foi aprovada em 2000 na Conferência da Qualidade das Administrações Públicas, realizada em Lisboa. Posteriormente, foi revista na conferência de Copenhaga, em 2002.
Trata-se de uma metodologia de avaliação do desempenho de organismos da administração pública (central, regional e local). Essa avaliação é realizada pelos próprios colaboradores da organização, tendo em vista a identificação dos pontos fortes e das necessidades de melhoria, bem como a definição de planos concretos de melhoria de desempenho.
De forma sistemática, são avaliados os meios relativos à liderança, planeamento e estratégia, pessoas, recursos e processos da organização, além dos resultados obtidos ao nível da satisfação dos cidadãos/clientes, pessoas, sociedade e desempenho chave da organização, de modo a identificar as melhorias necessárias.
A CAF tem quatro grandes objectivos:
O modelo CAF foi concebido para ser utilizado em todas as áreas do sector público, sendo aplicado, quer a organizações públicas, quer à administração pública central (países/estados/governos), quer à administração pública local (autarquias/municípios). Pode ainda ser utilizado noutras circunstâncias como parte integrante de programas sistemáticos de reforma da administração pública, ou aplicado como base para determinar o esforço de melhoria nas instituições de serviço público. Em alguns casos, especialmente em organizações mais complexas, a auto-avaliação pode ainda ser utilizada numa área ou departamento específico da instituição.
Benefícios da CAF
A utilização do modelo CAF fornece às organizações uma poderosa metodologia para ser utilizada na melhoria contínua dos processos de negócio, em termos de qualidade, custo e tempo. A CAF caracteriza-se por vários benefícios para as organizações, uma vez que providencia:
Sumariamente, podemos dizer que um processo de auto-avaliação com base no modelo CAF, fornece às organizações a oportunidade de aprenderem mais acerca de si próprias.
Comparando com a abordagem completa do modelo TQM (Total Quality Management), a CAF é um modelo "light", apropriado para uma apreensão inicial do desempenho organizacional, assumindo que qualquer organização que pretenda ir mais longe deverá seleccionar um ou mais modelos detalhados (tal como o Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management).
A CAF tem a vantagem de ser compatível com qualquer um desses modelos, devendo constituir um primeiro passo (porque é simples de compreender, é fácil de utilizar e conduz a resultados sustentados), para uma organização que pretenda avançar no caminho da melhoria contínua. O modelo CAF é do domínio público e de utilização gratuita, sendo as organizações livres de o utilizar.
Produzido em 2006