DGERT   APCER
Relações de compromisso

A Importância da Application Intelligence


A maior parte das organizações actuais têm aplicações que são fundamentais para suportar o seu negócio. No entanto, é frequente não compreenderem o que essas aplicações fazem, quais os bits que são realmente utilizados, ou qual a melhor forma de as gerir ao longo do tempo. O conceito de application intelligence refere-se a um mercado emergente de serviços (e de tecnologia) que podem ser utilizados para integrar um portfólio de aplicações e ajudar a determinar várias métricas relativas às diferentes aplicações.

As métricas aplicacionais podem incluir a qualidade da aplicação (utilizando técnicas como a análise dos pontos de função), a sua capacidade de manutenção (maintainability), ou se é adequada para ser objecto de outsourcing.

Os aspectos mais importantes a considerar quando se procura implementar uma estratégia de application intelligence é considerar um conjunto de ferramentas que abarque várias plataformas tecnológicas. Normalmente, não é uma boa estratégia considerar a compra de ferramentas de nicho que têm apenas um propósito. É vital aceder a todo o portfólio aplicacional, o que implica (numa grande parte das organizações) abarcar mainframes e sistemas distribuídos.

Uma vez que uma grande parte das organizações dependem de aplicações antigas (muitas vezes com mais de 15 anos) para correrem os seus processos de negócio de base, torna-se cada vez mais importante compreender essas aplicações. Em determinada altura, será necessário substituir ou modernizar esses sistemas de base, dado que as plataformas em que se baseiam acabarão por deixar de ser suportadas pelos fornecedores.

Por outro lado, as organizações tendem a perder alguns funcionários chave ao longo do tempo (por saída, reforma, ou outra qualquer causa) e, consequentemente, perder muito do conhecimento sobre as aplicações. Um bom conhecimento do portfílio aplicacional assume um papel crítico para as organizações, dado que, quanto melhor se conhecerem os sistemas existentes, maior será a probabilidade de tomar as decisões acertadas sobre o que fazer relativamente ao futuro.

As soluções disponibilizadas por alguns fornecedores (nomeadamente a CAST Software, que tem uma relação de parceria com a Sinfic) permitem obter uma melhor compreensão sobre as aplicações internas e/ou ajudar a controlar aquilo que os outsourcers estão a fazer para garantir a qualidade dos seus serviços aplicacionais.

Produzido em 2005

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques