DGERT   APCER
Relações de compromisso

Desenvolvimento de um Programa de Formação Online


Nos últimos dois anos, entre outras missões, dediquei-me, em conjunto com a minha equipa, à produção de recursos didácticos e guidelines na área de engenharia e qualidade de software. Desses trabalhos, destaco o relativo ao processo de desenvolvimento, cujas principais características irei referir ao longo do texto.

No âmbito do desenvolvimento dos conteúdos, foram desenvolvidos os seguintes recursos/produtos didácticos:

  • Aplicação Informática (AI)
  • Exercícios de Aplicação (EX)
  • Bibliografia (BL)

Aplicação Informática

Tipologia do suporte do recurso. Conjunto de páginas Web criadas para exploração no âmbito do LMS Intralearn. Concebidas, portanto, de acordo com os princípios mais actualizados, quer técnicos, quer pedagógicos, da formação a distância com apoio informático.

Os conteúdos desenvolvidos foram enquadrados e apoiados por uma série de funções, inerentes ao Intralearn, que incluem, para além de um conjunto completo de funções específicas para apoio a processos eficientes de formação online, fórum de discussão, chats, correio electrónico incorporado, formação assíncrona e síncrona, e integração de sistemas de avaliação online, entre outras features.

Este recurso didáctico apresenta uma dimensão aproximada de 120 páginas Web, com conteúdos criados de raiz e concebidos especificamente para formação online, eficiente e actualizada, quer de um ponto de vista técnico, quer de um ponto de vista pedagógico. A título de referência, indicamos que a matéria tratada no projecto, no formato e no conteúdo, constitui conteúdos programáticos com duração de 32 horas cada, com o devido acompanhamento presencial.

Metodologia de aplicação e ou exploração. De acordo com as especificações avançadas no Regulamento Específico (Despacho nº 12608/2002 de 03-06; Recursos Didácticos - Linha de Acção 4.2.2.2), 12. Tipologias de Suporte dos Produtos Didácticos (pg. 18). Os conteúdos desenvolvidos estão disponíveis em formato digital, quer online, quer na versão standalone. Na versão standalone, na qual a metodologia é disponibilizada em CD-ROM, é instalada em ambiente cliente-servidor, em rede, para acesso em modo multi-utilizador (se exigível).

Exercícios de Aplicação

Tipologia do suporte do recurso. O recurso Exercícios de Aplicação (EX) é constituído por um conjunto de exercícios de aplicação contextuais (correlacionados com cada secção do recurso didáctico - Aplicação Informática (AI) e um Exercício de Aplicação global. Estes exercícios são desenhados e implementados por forma a que possam permitir a resposta online no âmbito do software de questionware Perception for Web.

A utilização da aplicação informática Perception for Web para veicular os exercícios de aplicação desenvolvidos ao abrigo deste produto permite aos formandos avaliar imediatamente os seus conhecimentos, de uma forma que é a mais natural no contexto de conteúdos online de formação.

Os conteúdos desenvolvidos estão enquadrados e apoiados por uma série de funções, inerentes ao Perception, de que uma das mais relevantes é a aleatoriedade controlada dos testes, cuja versão final é produzida instantaneamente pelo sistema. Ou seja, cada vez que o formando se auto-avaliar, surge-lhe um subconjunto (definido aleatoriamente) de questões e desafios - entre dez a doze questões, ou desafios que caracterizam cada exercício. Deste modo, garantem-se testes diversificados e uma avaliação mais sólida.

Bibliografia

Tipologia do suporte do recurso. Uma selecção dos recursos publicados, em suporte papel (livros e artigos em revistas e jornais), sobre esta temática. Os critérios de inclusão de referências são os seguintes:

  • Obras ou peças "clássicas" ou "canónicas" relacionadas, directa ou indirectamente, com esta temática, independentemente da sua data de publicação;
  • Obras relevantes, estimulantes ou provocadoras, publicadas nos últimos três anos (1999, 2000, 2001);
  • Selecção de textos de investigação, com contributos particularmente polémicos.

Proporciona uma visão tão completa e actualizada quanto possível do conjunto de obras e textos fundamentais, no que respeita às disciplinas do processo de desenvolvimento de software. Proporciona uma primeira selecção a partir das "sinopses" das referências bibliográficas, realizadas em língua portuguesa. Proporciona caminhos para os formandos que pretendem alargar os seus horizontes e correlacionar estes conteúdos com outros componentes e standadrs da indústria importantes para o Processo de Desenvolvimento de Software.

Metodologia de aplicação e ou exploração. Existe um modelo para concepção e estruturação de projectos de EAD (Ensino Aberto a Distância), que é utilizado no âmbito do grupo CNS (Companhia Nacional de Serviços) e que foi aplicado neste caso. O instructional design tem sido apontado como um dos elementos mais importantes no processo de desenvolvimento de projectos de e-learning.

O instructional design pode ser definido como um ciclo de actividades, um plano geral de curso, incluindo sequência e estrutura de unidades, os principais métodos a serem utilizados em cada aula, o grupo de estruturas e o controle e avaliação do sistema.


 

Fases do desenvolvimento de um programa de formação online.

As fases do desenvolvimento de um programa de formação online podem ser divididas em:

  • Fase de Análise. É a definição do modelo instrucional, onde são especificadas as características do conteúdo e do formando. Em geral, os princípios do projecto são aplicados em contextos e conteúdos diversos. A sequência de formação é especificada com base na dependência lógica do domínio de conhecimento e na hierarquia dos objectivos da aprendizagem.
  • Fase de Projecto. Envolve a definição de como alcançar os objectivos determinados durante a análise e expandir a fundamentação da formação. Faz parte desta etapa o trabalho de descrever a população alvo, conduzir a análise da aprendizagem, redigir os objectivos e itens de avaliação, seleccionar o sistema de saída e dar sequência à formação.
  • Fase de Desenvolvimento. Tem como suporte as fases de análise e de projecto. O objectivo é gerar o plano e os materiais da lição. Nesta fase são desenvolvidas a formação, a multimédia utilizada e a documentação. Pode incluir também hardware e software.
  • Fase de Implementação. Refere-se à entrega efectiva para uso da formação. Esta fase deve fornecer aos alunos a compreensão do material, suporte aos objectivos e garantia aos alunos da transferência de conhecimento do conjunto formativo para o trabalho.
  • Avaliação. É a fase que mede a eficiência da formação. Deve ocorrer ao longo de todo o processo do instructional design - dentro das fases, entre as fases e após a implementação. A avaliação pode ser formativa ou somativa. A avaliação formativa ocorre durante e entre as fases. A avaliação somativa, em geral, ocorre após a versão final da implementação. Este tipo de avaliação verifica a eficiência da formação.

O recurso didáctico foi aprovado pela entidade financiadora com rasgados elogios aos cuidados postos na produção e nos conteúdos. Tal sucesso foi, em grande parte, possível graças à colaboração recebida da equipa da UEN e-Learning da Sinfic. Com efeito, o cuidado posto na composição do recurso, desde o esforço de compreensão do mesmo (complexo para quem não está familiarizado com a matéria), até ao extremo profissionalismo demonstrado na preocupação de contribuir para o enriquecimento do produto, foi fundamental para a sua boa execução.

Foi também graças a esta preciosa colaboração, à competência e dedicação do pessoal da UEN e-Learning, que se conseguiu executar o recurso dentro dos prazos e em conformidade com os requisitos estabelecidos. De realçar ainda o óptimo espírito de camaradagem e a elevada postura ética dos profissionais envolvidos, que nos permite equacionar com tranquilidade as próximas realizações conjuntas.

Produzido em 2005

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques