DGERT   APCER
Relações de compromisso

Captura Documental nas Empresas: do Caos à Ordem


Muitas empresas líderes obtiveram enormes reduções de custos ao transformarem documentos em papel em conteúdos electrónicos. Por exemplo, um dos principais fornecedores de soluções para esta área, a Captiva, apresentou um exemplo elucidativo: uma seguradora eliminou quatro milhões de dólares anualmente em custos postais, devido ao facto de passar a submeter as reclamações electronicamente para a sede, a fim de serem processadas.

As várias histórias de sucesso divulgadas pelos fornecedores têm algo em comum: envolvem organizações que adoptaram uma estratégia de captura documental para lidar com toda a informação. As soluções de captura documental empresariais asseguram que a informação certa vá para o local indicado na altura adequada e no formato correcto.

O EIM (Enterprise Input Management), ou captura documental nas empresas, é um processo automático que inclui a recolha e o melhoramento dos dados antes de entrarem nas várias aplicações empresariais utilizadas para gerir a informação. As soluções de captura documental permitem às empresas reduzir custos operacionais e de infra-estrutura, melhorar a qualidade dos dados e acelerar os processos de negócio.

O advento das tecnologias EIM criaram uma nova forma de lidar com a informação. Um sistema EIM vai muito além da simples captura documental. Ao optimizar a informação nas organizações, extrai, classifica e valida automaticamente a informação pertinente, independentemente do formato original. Além disso, o sistema EIM suporta todos os formatos de dados electrónicos, incluindo EDI, XML,PDF, email e ficheiros digitais.

Passos da informação

Um sistema EIM permite importar, validar e optimizar a informação através dos seguintes passos:

  • Captura. Nesta fase, os utilizadores importam papel e documentos electrónicos de uma grande variedade de fontes, incluindo scanners, fax, web. Os documentos são digitalizados em conjunto e preparados para o processo seguinte, maximizando a produtividade do sistema.
  • Classificação. O sistema EIM prioriza os documentos, já que classifica automaticamente o conteúdo antes de ser distribuído. Com uma solução EIM, os utilizadores têm um controlo completo, permitindo-lhes um acompanhamento para gravarem informações pesquisáveis sobre um documento e o seu caminho.
  • Extracção. Um sistema EIM automatiza a recolha do conteúdo dos documentos utilizando tecnologia avançada, incluindo OCR/ICR (Optical Character Recognition/Intelligent Character Recognition), busca inteligente e análises textuais. Este tipo de sistemas podem reduzir - e em alguns casos eliminar - o esforço manual requerido pela conversão de documentos em dados.
  • Validação. Assim que os dados são agregados, têm de ser validados, antes de serem processados pelas aplicações. O facto da validação ser realizada o mais próximo possível da origem, permite que o sistema EIM facilite uma correcção mais rápida e eficiente, possibilitando assim a redução dos custos de processamento.
  • Exportação. Se utilizarem um conjunto de exportadores, a plataforma EIM pode ser ligada directamente a vários sistemas. Os fornecedores costumam estabelecer acordos com grandes fabricantes para facilitarem a integração com vários tipos de aplicações.

Valor acrescentado

Um sistema EIM permite que haja um único ponto de entrada dos conteúdos na organização, aplicando-se as mesmas regras a toda a informação. Com um sistema EIM as empresas podem:

  • Reduzir os custos operacionais, permitindo aos utilizadores automatizar tarefas manuais e ter uma única plataforma de captura documental para gerir toda a informação;
  • Melhorar a qualidade da informação (reduz o processamento de excepções);
  • Acelerar os processos de negócio (fluxos de trabalho únicos);
  • Reduzir os custos de integração (fácil integração com as aplicações, aumentando a eficiência operacional);
  • Acelerar o retorno do investimento (ao fim de 12 a 18 meses).

Melhoria das aplicações empresariais

A implementação de um sistema EIM traduz-se ainda noutras vantagens para as organizações em termos de melhoria das aplicações empresariais:

  • Suporta a gestão do ciclo de vida da informação. Todos os negócios são únicos, mas muitas organizações enfrentam desafios semelhantes no que diz respeito à gestão do ciclo de vida da informação. O papel de uma plataforma EIM é permitir a melhoria dos processos de gestão do ciclo de vida da informação, indo ao encontro das crescentes necessidades das empresas e evoluindo com os novos desafios.
  • Acelera o processamento transaccional. As transacções são vitais para as organizações. Quer seja uma encomenda, factura, pedido de proposta, ou um contrato, um sistema EIM traz eficiência às transacções. Um sistema EIM assegura o ciclo da informação, classificando-a automaticamente, priorizando e validando os conteúdos, e efectuando o respectivo encaminhamento.
  • Facilita a colaboração de negócio. Através da análise automática do conteúdo recebido, um sistema EIM reage ao conteúdo submetido. Através da integração com as aplicações da organização, o sistema detecta erros (por exemplo, informação em falta) e determina que tipo de clarificação é necessária.
  • Permite a gestão de registos. É cada vez mais crítico para o negócio documentar e proteger a informação. Um sistema EIM é uma ferramenta vital, uma vez que fornece mais transparência e maior controlo.

Um sistema EIM vai muito além da eliminação de documentos em papel e dos encargos resultantes do seu armazenamento. Reduz significativamente os custos operacionais e aumenta a eficiência, permitindo ao mesmo tempo um controlo da informação crítica para o negócio. Paralelamente, estes sistemas fornecem uma plataforma que melhora a gestão do ciclo de vida da informação, acelera o processamento das transacções, facilita a colaboração de negócio e permite a gestão de registos.

Um sistema EIM é o primeiro passo que as empresas podem dar para passar do caos à ordem!

Produzido em 2005

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques