O decreto-lei n.º 171/2004, de 17 de Julho, extinguiu o IDICT (Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho) e criou o ISHST (Instituto de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho). Este último, como o próprio nome indica, tem por missão promover a segurança, higiene, saúde e bem-estar no trabalho, pelo que lhe compete coordenar, executar e avaliar as políticas no âmbito do Sistema Nacional de Prevenção dos Riscos Profissionais.
Apesar do decreto-lei datar de Julho de 2004, só no início de Dezembro do ano passado é que tomou posse o novo Conselho Directivo do ISHST. Este instituto, mais do que substituir o IDICT, nasceu da sua cisão. O IDICT era um instituto público com competências na área da prevenção e da fiscalização. Com a separação (orgânica e institucional) destas duas áreas, o ISHST assumiu a área de prevenção do extinto IDICT, enquanto que a IGT (Inspecção Geral do Trabalho) ficou com a vertente da fiscalização.
Com esta restruturação, o ISHST é actualmente um instituto público orientado para cinco grandes eixos de acção: informação, comunicação, investigação, formação e regulação.
Objectivos estratégicos para 2005
Os objectivos estratégicos do ISHST para o ano de 2005 foram divididos em duas grandes áreas: aumento da qualidade do serviço prestado e da satisfação dos cidadãos, e valorização e racionalização de recursos. O cumprimento de cada um destes dois grandes objectivos tem depois vários vectores onde vai assentar a sua prossecução.
Objectivo 1.
Aumento da qualidade do serviço prestado e da satisfação dos cidadãos.
Objectivo 2.
Valorização e racionalização de recursos.
Informação disponibilizada no site do ISHST (http://www.idict.gov.pt/ISHST_Noticia.aspx?nid=A000000000003113).
Produzido em 2005