DGERT   APCER
Relações de compromisso

9 Conselhos para a Acessibilidade de um Website


O CERTIC (Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, é um dos organismos mais activos do nosso país na área da acessibilidade. No site www.acessibilidade.net/web propõe nove conselhos para a acessibilidade de um sítio Web.

O conceito de Acessibilidade defendido pelo CERTIC envolve três noções: utilizadores, situação e ambiente. A noção de utilizadores subentende que nenhum obstáculo é imposto ao indivíduo face às suas capacidades sensoriais e funcionais. A noção de situação significa que o sistema é acessível e utilizável em diversas situações, independentemente do software, das comunicações ou dos equipamentos. A noção de ambiente quer dizer que o acesso não é condicionado pelo ambiente físico envolvente, exterior ou interior.

A acessibilidade da Internet caracteriza-se pela flexibilidade da informação e interacção relativamente ao respectivo suporte de apresentação. Esta flexibilidade permite a sua utilização por pessoas com necessidades especiais, bem como a utilização em diferentes ambientes e situações, e através de vários equipamentos ou browsers.

Os nove conselhos propostos pelo CERTIC estão agrupados em três categorias. Os quatro primeiros referem-se à apresentação da informação. O quinto e o sexto têm a ver com a navegação. Os restantes três relacionam-se com a verificação da acessibilidade.

1. Garanta que todas as imagens se encontram legendadas ou descritas com texto. Esta medida é essencial para botões e ligações feitas com recurso a imagens. O leitor de ecrã utilizado por um cego irá ler o texto alternativo associado à imagem.

2. Garanta que o tamanho do texto pode ser aumentado com as opções do browser. Esta facilidade é muito utilizada por pessoas idosas com algumas dificuldades visuais.

3. Garanta que o comprimento do texto na página se ajusta ao tamanho da janela. Esta característica facilita a utilização de software de ampliação.

4. Garanta a identificação dos campos dos formulários. Coloque etiquetas em todos os campos dos formulários de modo a identificar a sua funcionalidade. No caso do elemento que executa o envio dos dados do formulário ser uma imagem, não se esqueça de a legendar.

5. Permita a activação dos elementos da página através do teclado. As pessoas com destreza reduzida ou com incapacidade de ver o cursor do ecrã têm dificuldade em utilizar um dispositivo apontador como o rato. O teclado pode ser a única alternativa.

6. Garanta que os textos das ligações são compreensíveis fora do contexto. Utilize a tecla TAB para saltar de ligação em ligação numa página Web e leia em voz alta o respectivo texto. Um cego utiliza uma técnica semelhante para navegar recorrendo a um leitor com síntese de fala para substituir a falta de visão. As ligações compostas por "clique aqui" não são esclarecedoras para quem ouve apenas a informação das ligações. Do mesmo modo, a utilização várias vezes do mesmo texto para compor ligações diferenciadas gera ambiguidade. As ligações podem ser legendadas com texto alternativo para evitar ambiguidades.

7. Forneça uma forma simples para contactar o responsável. O utilizador poderá comunicar-lhe as dificuldades que sente no acesso aos conteúdos do seu sítio. Facilite o feedback dos utilizadores.

8. Utilize ferramentas e serviços automáticos de análise da acessibilidade. Pode encontrar uma lista actualizada no site Web do W3C www.w3.org/WAI/ER/existingtools.html. Recomenda-se a utilização do "Bobby" para a análise da acessibilidade e o emulador de navegador de texto Lynx Viewer. Actualmente ainda são poucas as ferramentas para a criação de conteúdos Web que contemplam a verificação da acessibilidade.

9. Afixe o símbolo de acessibilidade na Web. Utilize o Símbolo de Acessibilidade na Web para indicar que o site contém funcionalidades de acessibilidade para cidadãos com necessidades especiais, para diferentes ambientes, situações, equipamentos e browsers. O símbolo deve incluir a definição ALT="Símbolo de Acessibilidade na Web" e ser colocado na página de entrada do site.

Produzido em 2005

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques