Olhando para o desenvolvimento de aplicações para a Internet, ou seja, aplicações que funcionam na Web, sem necessitarem de um posto de trabalho específico para cada utilizador, a integração das arquitecturas ao nível empresarial (designada hoje por Enterprise Architecture Integration - EAI) é um ponto obrigatório. Não existem verdadeiramente aplicações que possam funcionar sozinhas e qualquer organização que pretenda ser eficiente na utilização dos seus recursos (não só de informação, mas também humanos), não pode tentar o contrário.
A capacidade de resposta aos desafios colocados a qualquer organização não se compadece com ineficiências, principalmente quando têm origem no facto dos seus sistemas de informação não partilharem dados entre si. É, portanto, necessário implementar serviços de integração dentro e fora das organizações, de forma a que essa partilha deixe de fazer parte do problema e passe a fazer parte da solução. Caminhamos assim para o que se designa hoje por Service Oriented Architecture (SOA) que, de uma forma simples, se pode considerar a universalização da comunicação entre sistemas heterogéneos.
A ideia é simples e tem que fazer parte de todos os sistemas que se desenvolvem hoje em dia. Independentemente da linguagem de programação ou da plataforma de desenvolvimento, cada sistema tem que permitir que parte da informação de que necessita resida num outro sistema, a qual estará acessível online quando for necessária. Por outro lado, cada sistema que possua informação útil a outros sistemas, deverá ter capacidade para a publicar e a fornecer aos que a requererem.
Para que estas ideias funcionem, é necessário um pouco de tecnologia adicional, a qual designamos hoje em dia por web services. Estes não são mais do que a implementação de protocolos específicos, mas abertos (ou seja, conhecidos publicamente), que poderão ser invocados por qualquer sistema que necessita da informação de outro. Consegue-se assim implementar o componente tecnológico que faltava para a integração de todos os sistemas.
Produzido em 2005