DGERT   APCER
Relações de compromisso

Integração de Arquitecturas Empresariais


O conceito de EAI (Enterprise Architecture Integration) subentende "tecnologia que permite a troca e o fluxo de informação estruturada entre diferentes aplicações (internas ou externas à organização), de acordo com definições flexíveis e com processos de negócio".

Num mundo ideal, os sistemas deveriam trabalhar integrados, como uma unidade de negócio única. Os fornecedores, os parceiros, os departamentos e todas as aplicações deveriam interligar-se e compartilhar dados. Desta forma, as organizações poderiam ter uma visão de 360 graus dos seus clientes, fazendo com que as tomadas de decisão fossem mais rápidas e eficientes.

Esta necessidade de integrar funcionários, parceiros, fornecedores e clientes tornou-se ainda mais relevante com o advento da Internet e do e-Business, que obrigam a adicionar à realidade actual das empresas a necessidade de responderem em tempo real e com grande capacidade (ou seja, capacidade de processamento automático e escalável). Este novo nível de exigência, aliado à cada vez maior complexidade e heterogeneidade das arquitecturas de TI/SI (Tecnologias da Informação / Sistemas de Informação), fez surgir o conceito de EAI.

Integração Ponto a Ponto versus EAI.

O principal objectivo do EAI é possibilitar, de forma estruturada, a comunicação entre as várias aplicações existentes numa empresa e a Internet/Intranet, a fim de automatizar processos e fornecer melhores serviços. A abordagem normalmente utilizada quando necessitamos de resolver um programa de integração de aplicações (ou seja, quando necessitamos de implementar um EAI), é a de se integrar aplicações ponto a ponto, possibilitando que diferentes aplicações troquem informação directamente entre si.

Este tipo de abordagem permite direccionar o enfoque para a lógica do negócio, o que acarreta uma melhor execução dos processos. No entanto, também acarreta um problema, dado que os custos de manutenção e de evolução dos sistemas de informação passam a ser marginalmente crescentes. Por exemplo, sempre que advém uma nova aplicação, ou necessidade de alteração de processos, é necessário adequar uma miríade de "pequenos" programas, correndo o risco de ficarem fora de controlo com o passar do tempo - são cada vez mais difíceis de manter e de fazer evoluir.

O conceito EAI pretende ser a solução para os problemas de integração das aplicações das empresas. Com efeito, este novo conceito pretende substituir-se aos sistemas existentes de middleware, através de um conjunto de características inovadoras, das quais se destacam:

  • O intercâmbio de informação e de dados entre aplicações em tempo real;
  • A integração de uma modelação flexível em termos de processos de negócio, permitindo um verdadeiro "espelho" da organização;
  • Um ambiente de trabalho específico orientado para a integração de sistemas;
  • A extensão do conceito de integração, através da substituição do desenvolvimento de serviços pela utilização de conectores pré-construídos;
  • O desenvolvimento dos componentes de integração pelo lado exterior das aplicações e não através de modificações nas mesmas.

Produzido em 2005

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques