A Sua Informação Está Protegida Para Sobreviver ao Próximo Incidente?
O que interessa realmente não é saber se a segurança de uma organização vai ou não ser quebrada. O importante é saber quando e se a organização está preparada para esse momento decisivo e se conta com os mecanismos necessários para assegurar a continuidade do seu negócio.
Qualquer organização, em qualquer esfera do mercado, está dependente da informação que possui para a gestão diária do seu negócio. Infelizmente, muitas ainda não tomaram consciência das potenciais consequências nefastas em caso de perda de determinada informação.
Se a informação crítica de negócio não estiver devidamente controlada em matéria de segurança, o risco da sua degradação ou perda aumenta substancialmente. Por outro lado, se essa informação não puder ser acedida quando é necessária, algumas das actividades de negócio poderão vir a sofrer severos problemas, por vezes irreparáveis. Neste contexto, responder a algumas questões chave:
A resposta a estas questões é ainda mais importante se considerarmos alguns dados internacionais angustiantes sobre a segurança da informação:
A segurança da informação é definitivamente uma matéria que não pode ser ignorada. Em Portugal, na Europa e no resto do mundo, a informação é essencial para qualquer negócio que deseje manter e desenvolver as suas vantagens competitivas. Qualquer organização tem que preservar a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade da sua informação de negócio.
Tal como se pode ver pela imagem, podemos considerar várias ameaças para as empresas e vários tipos de informação que influenciam o negócio. No entanto, a aplicação das boas práticas expressas na norma ISO/IEC 17799 incrementa a habilidade para gerir e sobreviver a um desastre. Se a informação não estiver segura, o futuro da organização está em risco.
Na esfera das ameaças podemos considerar:
Relativamente aos tipos de informação que influenciam o negócio das organizações, convém considerar:
Produzido em 2005