DGERT   APCER
Relações de compromisso

O e-Learning como Tecnologia Potenciadora de Negócio


O e-learning já é uma forma de ensino para muitas empresas. No caso da CNS (Companhia Nacional Serviços) o e-learning é utilizado como tecnologia de base para o suporte de parte do seu negócio.

A CNS trabalha na área da consultoria e da formação, contando com centros e pólos de formação em várias cidades portuguesas, nomeadamente Aveiro, Castelo Branco, Lisboa, Coimbra, Faro, Pombal, Ponte de Lima, Setúbal e Viseu. Fora de Portugal, a empresa está presente em Angola e Moçambique.

A empresa tem cerca de 30 colaboradores permanentes e mais de 350 consultores externos. Nos últimos 15 anos formou mais de 60 000 pessoas.

A oferta da CNS, na formação à distância existe desde 2001. Neste ano foi lançado o curso de Formação Pedagógica de Formadores à Distância. Dois anos mais tarde reforçou a oferta com o lançamento de um novo curso em e-learning, designado por Formação Contínua de Formadores.

Considerando estes dois cursos em conjunto, já foram realizadas mais de 80 acções de formação que envolveram mais de mil formandos. Relativamente ao perfil dos formandos, têm normalmente idades compreendidas entre os 25 e 45 anos, são profissionais liberais e quadros superiores e, na sua maioria, possuem habilitações de nível médio e superior.

No curso de Formação Pedagógica de Formadores à Distância, a metodologia seguida contempla períodos de formação presencial e de auto-aprendizagem à distância. No período de auto-aprendizagem, a metodologia seguida é a auto-dirigida - os formandos dispõem do acompanhamento de tutores através da plataforma de e-learning. O sucesso deste tipo de formação está bem patente nos números: 902 formandos aprovados, sete desistentes e apenas um sem aproveitamento.

No curso de Formação Contínua de Formadores, os conteúdos também são disponibilizados através da plataforma de e-learning e é realizado na totalidade à distância, excepto o trabalho final. Mais uma vez, os números falam por si: 37 formandos aprovados, três desistentes e zero sem aproveitamento.

Entre as reacções dos formandos, encontramos testemunhos como:

  • "Objectivos atingidos independentemente de ser à distância";
  • "Possibilita a valorização de competências";
  • "Flexibilidade de horário";
  • "Número reduzido de deslocações";
  • "Proporciona autodisciplina";
  • "Conduz à reflexão sobre organização pessoal";
  • "Permite adequação do tempo às necessidades"; ´
  • "Experiência a repetir".

Produzido em 2005

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques