O relatório de 2004-2008 do International Biometric Group (IBG) deixa antever um crescimento considerável e sustentado do mercado das tecnologias biométricas até 2008. Nesse ano, as previsões do IBG apontam para um peso de mercado da ordem dos 4,6 mil milhões de dólares. Em 2003, o mercado da biometria só representou 719 milhões de dólares, o quer dizer que no espaço de cinco anos (2003 a 2008), deverá aumentar mais de seis vezes o seu peso em termos de volume de negócios (ver gráfico).
O relatório também destaca as tecnologias biométricas mais utilizadas (gráfico e quadro), as principais aplicações da biometria (quadro) e os principais mercados verticais da biometria (quadro). Relativamente às tecnologias, convém sublinhar a clara hegemonia das impressões digitais, com quase metade do mercado (48 por cento) das tecnologias biométricas. O segundo e o terceiro lugar são ocupados respectivamente pela leitura da face (12 por cento) e pela leitura das mãos (11 por cento).
Os dados que se seguem, também da autoria do IBG, apresenta (por ordem de importância) as principais tecnologias biométricas, as principais aplicações horizontais e os principais mercados verticais da biometria. O middleware que aparece na lista das tecnologias não é propriamente uma tecnologia de biometria - é antes transversal às várias tecnologias referidas.
Tecnologias
Aplicações Horizontais
Aplicações Verticais