A Digal tem várias áreas de actividade. Uma delas está relacionada com o gás, baseando-se na comercialização de produtos, distribuição de gás propano, e redes de gás canalizado. Outra das áreas de actividade tem a ver com a comercialização e instalação de equipamentos de energia solar para aquecimento de água. No âmbito desta segunda área de actividade, a Digal instalou uma solução de gestão de stocks da unidade de negócio Mobile Solutions da Sinfic.
O contexto
A Digal desenvolve a sua actividade em torno de três áreas de negócio.
A Necessidade
No âmbito da sua actividade de comercialização de produtos de energia solar, a Digal sentiu a necessidade de automatizar o controlo das entradas, transferências e saídas de material. Além dos materiais isolados ? peças, painéis solares, tanques? ? existia também a necessidade de automatizar o controlo de kits de produtos de energia solar. Um produto kit contém vários produtos para criar uma solução mais abrangente ? por exemplo, dois painéis solares, um depósito e as peças acessórias necessárias para a instalação.
Antes da instalação da solução fornecida pela Sinfic, o trabalho era efectuado manualmente. A empresa recebia o produtos registando os seus números de série no ERP (manualmente). Se considerarmos que os números de série são sequências numéricas, é provável surgirem enganos na sequência de algarismos, tanto por parte de quem os recolhe em armazém, como por parte de quem os insere na solução ERP.
O terminal portátil lê os números de série automaticamente, eliminando assim erros de leitura e aumentando substancialmente a rapidez de todo o processo. Seguidamente, a transferência para a solução ERP também é efectuada sem erros e através de um ficheiro txt, que é integrado posteriormente no ERP.
A Solução
A unidade de negócio Mobile Solutions da Sinfic foi seleccionada para o fornecimento de uma solução de gestão de stocks que permitisse automatizar e agilizar todo o processo de entradas, transferências e saídas de produtos da área de actividade ligada à energia solar. A solução inclui o terminal portátil (com possibilidades de leitura de código de barras) e o software EasyStock (um sistema de gestão de armazéns). No caso concreto da Digal, a solução EasyStock disponibiliza as funcionalidades de entradas de armazém, saídas de armazém, transferências entre armazéns e devoluções ao armazém.
Estas funcionalidades permitem fazer aquilo que o seu próprio nome indica ? ou seja, registar os dados referentes às entradas de armazém, às saídas de armazém, às transferências entre armazéns, e às devoluções de armazém ? bem como disponibilizar os ficheiros recolhidos no terminal para a integração no ERP da empresa. O campo referente ao código de barras é preenchido utilizando o leitor laser do terminal, ou introduzindo os dados com o teclado do terminal. A aplicação reconhece de forma automática se o código é referente a um artigo sem número de série, com número de série, ou kit.
Os dados recolhidos com o terminal são depois descarregados para a solução ERP da Digal. Esta ligação entre o terminal portátil e o sistema que aloja a solução ERP é feita através de cabo USB no caso concreto desta empresa, e não através de comunicações sem fio, por exemplo. De referir ainda que a solução ERP da Digal foi desenvolvida internamente. A solução de gestão de armazéns EasyStock já foi integrada com vários ERPs nos diferentes clientes da Sinfic.
A solução implementada para a área de negócio relacionada com a energia solar tem sido encarada como um projecto-piloto pelos responsáveis da Digal, pelo que está previsto o seu possível alargamento a outras áreas de negócio da empresa.
Vantagens da solução terminal portátil + software EasyStock
Já referimos atrás algumas das vantagens desta gestão automatizada de armazéns. No entanto, podemos resumi-las às que se seguem: